Atualmente, o reservatório Bengue está com 13,6% de seu volume total e o Canoas com 8,1 %

A Comissão Gestora e demais usuários de água dos açudes Bengue e Canoas estiveram em Reuniões Informativas, com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Iguatu, no dia 12 e 13 de junho, para se atualizarem da situação hídrica e qualidade de água dos reservatórios.

No encontro sobre o açude Bengue, realizado no auditório do Centro de Referência da Assistência social (Cras) de Aiuaba, o coordenador técnico da Cogerh/Iguatu, Mardônio Mapurunga, apresentou os dados do reservatório que se encontra com 13,6% de sua capacidade volumétrica (2.450,00 m³). Esta reserva hídrica está atendendo à demanda prioritária de 20 l/s, para abastecimento humano da sede de Aiuaba e região rural da cidade.

Já, a reunião sobre o açude Canoas, no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Rural (Emater de Assaré), o gerente regional da Cogerh/Iguatu, Raimundo Lauro de Oliveira, explanou os dados do reservatório que se encontra atualmente com 8,1 % de sua capacidade volumétrica (5.610.000m³).

Por sua vez, Lauro explicou o estado de trofia das águas dos reservatórios monitorados pela Cogerh e destacou a situação hipereutrófica das águas do açude Canoas, afetado por elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. Um cadastro será realizado para identificar a situação atual da estrutura física dos reservatórios existentes no município de Assaré.

Estiveram, também, nas reuniões, a coordenadora de gestão, Hewelania Uchoa, técnico da gestão, Gutemberg Fernandes, e o assistente administrativo, Naiara Izidio.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *