Membros e instituições presentes debateram impactos, perspectivas e propostas de intervenção na região hidrográfica do Alto Jaguaribe.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizou na última quinta-feira (24) o Workshop de Cenarização para o Plano de Recursos Hídricos, com o objetivo de projetar os cenários da região hidrográfica para os próximos anos.

Membros do Comitê e instituições presentes puderam debater perspectivas e apresentar projetos e intervenções a fim de contribuir com o Plano, que, por sua vez, busca propor ações e estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização de conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

Gamarra Kelson, da Universidade Federal do Ceará, deu início com a apresentação sobre a segunda etapa do Plano de Recursos Hídricos, referente ao Prognóstico, fase que consiste na análise do balanço hídrico da região.

Os participantes foram divididos em dois eixos temáticos para criação dos cenários. O primeiro, Oferta e Demanda, tratou sobre os temas de infraestrutura, irrigação, aquicultura, piscicultura, agropecuária, indústria, hotéis e mineração para cerâmica, ofertas hídricas, sistemas adutores do Projeto Malha D’água, e tecnologia e reúso.

Já no segundo eixo, Ambiental, foram discutidos assuntos sobre saneamento, conservação ambiental, revitalização dos rios e nascentes, mata ciliar, ecoturismo, redução de queimadas e impactos do agrotóxico, da capa-rosa, da ausência de tratamento dos resíduos sólidos e da mineração.

No encontro, estiveram presentes 35 participantes, sendo 16 membros do Comitê do Alto Jaguaribe. A Cogerh foi representada pelo analista de Gestão dos Recursos Hídricos, Ubirajara Patrício, e a Universidade Federal do Ceará representada por Gamarra Kelson e Thales Vieira. Da gerência de Iguatu, estiveram presentes os coordenadores Hewelanya Uchôa e Cássio Sales, as assistentes administrativas, Núbia Vitor e Francisca Shérida, a estagiária Ana Paula Gomes, e os colaboradores Adriana Débora, Maria Janaína e Kevin Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *