No dia 15 de fevereiro, no auditório do Sindicato dos Servidores Federais-SINTSEF, no município de Iguatu, aconteceu uma reunião informativa sobre o açude Orós.
O objetivo da reunião foi informar às lideranças dos municípios que compõem a bacia do sistema hídrico Orós, sobre a operação deste manancial no segundo semestre de 2016. O gerente regional da COGERH de Iguatu, Lauro Filho, apresentou os dados técnicos do açude, que se encontra com 11,2 % de sua capacidade. Durante o debate foi questionado sobre uma compensação aos produtores que utilizam a água do açude Orós, a instalação dos poços perfurados pelo Estado e a dificuldade das comunidades que dependem do manancial para o abastecimento humano e atividades produtivas. A diretora de operações da COGERH, Débora Rios, relembrou da situação hídrica do Estado, onde todo esforço está sendo empreendido para atender o abastecimento humano das populações. O assessor da presidência da COGERH, Gianni Lima, esclareceu que o volume acordado pelos Comitês da Bacia do Jaguaribe no Seminário de Alocação Negociada dos Vales Jaguaribe e Banabuiú em 2016 ainda não foi utilizado, sendo que a vazão média do açude Orós estabelecida para o período foi de 11,5 m³/s.
As instituições representadas na reunião foram: o Sistema Autônomo de Água e Esgoto-SAAE de Jaguaribe; a Associação do Distrito de Irrigação Icó-Lima Campos-ADICOL e o Sistema Autônomo de Água e Esgoto-SAAE de Icó; a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Sistema Autônomo de Água e Esgoto-SAAE e a Colônia de Pescadores de Quixelô; a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Iguatu; o Procurador municipal, a Câmara municipal, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais-STTR, os pescadores e aquicultores de Orós; a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará-FETRAECE; o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS e a Superintendência de Obras Hidráulicas-SOHIDRA. Da COGERH estiveram ainda representantes da Gerência de Gestão de Recursos Hídricos e as Gerências Regionais do Crato, de Limoeiro do Norte de Quixeramobim e de Iguatu.
Analista em Gestão de Recursos Hídricos