Nos dias 25 a 27 de abril de 2017, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF, realizou-se a 2ª Reunião de Consulta de Stakeholders do Fórum Mundial da Água. A reunião preparatória promoveu debates sobre os temas centrais e transversais a serem discutidos no Fórum, com vistas à definição do conteúdo preliminar do evento.

Mais de 900 participantes contribuíram no evento que tinha representantes de diversos setores: governos, empresas, instituições financeiras, universidades, organismos de bacia e ONGs. Durante o evento, os participantes avaliaram, deram sugestões sobre os temas das sessões temáticas e lançaram propostas consolidadas em grupo para a realização do Fórum.

O objetivo do encontro foi discutir sobre 100 sessões temáticas que consistem em apresentações e mesas redondas compostas por especialistas convidados para permitir o intercâmbio de experiências e a busca de soluções para uma melhor gestão da água em todos os países.

No dia 25 de abril aconteceram oficinas com diversos temas que serão abordados no Fórum Mundial da Água e, à tarde, uma reunião do Fórum Cidadão, que é um processo que visa incentivar a participação criativa e efetiva da sociedade civil, organizada ou não, com ONGs, comunidades locais, agricultores, empresários e movimentos indígenas, gênero e juventude, entre outros. Representando o Ceará estava Alcides Duarte, coordenador do Fórum Cearense de CBHs, também membro do Colegiado Nacional, diretor da Região Nordeste na REBOB, secretário geral do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, coordenador regional do Sindiágua e diretor executivo administrativo do SAAE de Jucás. Havia dezenas de participantes que foram distribuídos em 09 grupos com os temas: Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano, Ecossistemas, Finanças, Compartilhamento, Capacitação e Governança. Alcides ficou no grupo People (Pessoas) que tem seu foco em água, saneamento e saúde. As principais propostas apresentadas por este Grupo foram: Políticas públicas que garantam segurança hídrica às pessoas como também fiscalização eficiente para garantir água com quantidade e qualidade; Investimentos e compartilhamento de responsabilidade para garantir o saneamento integrado; Educação ambiental e importância da água tratada e potável para a saúde pública. Além de Alcides Duarte do Ceará, contamos também com a relevante participação de outros representantes de Colegiado Coordenador do FNCBH: Lupércio Antônio (coordenador do Fórum Cidadão e diretor do Fórum Mundial da Água), Suraya Modaelle (SP), Hideraldo Buch (MG), Amisterdan Ribeiro (RJ), Vilma Borba (PE), Damé (RS), Itamar (TO), dentre outros.

No dia 26 de abril aconteceu a abertura oficial do Evento com formação de Mesa com diversas autoridades de Brasília (cidade anfitriã) e do Fórum Mundial da Água. Os participantes se reuniram para receberem as orientações para a Segunda Reunião da Consulta das partes interessadas, com apresentação dos Processos do Fórum, onde os participantes foram divididos em grupos novamente para darem suas contribuições, nos seguintes Processos: Temática, Regional, Político, Sustentabilidade e Cidadãos. Durante a tarde, os participantes foram divididos em grupos com nove temas: CLIMA – Segurança hídrica e alterações climáticas, PESSOAS – Água, saneamento e saúde, DESENVOLVIMENTO – Água para o desenvolvimento sustentável, URBANO – Gestão integrada de águas e resíduos urbanos, ECOSSISTEMAS – Qualidade da água, meios de subsistência dos ecossistemas e biodiversidade, FINANCIAMENTO – Financiamento para a segurança da água, PARTILHA – Sustentabilidade através do envolvimento das partes interessadas, CAPACIDADE – Educação, capacitação e intercâmbio de tecnologia, e GOVERNANÇA – Governança da água para a Agenda de Desenvolvimento de 2030. Alcides Duarte (SAAE de Jucás/CBHs do Ceará) fez parte do tema Pessoas, no grupo de Sanitation Service (Serviços de Saneamento) com participantes de alguns estados brasileiros e de outros países também (França, EUA, Índia e Espanha).

No dia 27 de abril os trabalhos foram direcionados para as Sessões em grupo, revendo os Processos: Regional, Político, Fórum dos Cidadãos, e Grupo de Foco de Sustentabilidade. Alcides Duarte (SAAE de Jucás/Fórum Cearense de CBHs) fez parte do Processo Fórum dos Cidadãos, coordenado por Lupércio e Suraya (SP), onde ficou no Grupo Organismos de Bacias com outros participantes, ressaltando a participação dos representantes de CBHs no Colegiado Nacional: Hideraldo Buch (MG) que foi coordenador do Grupo, Vilma Borba (PE), Itamar (TO), Amisterdan Ribeiro (RJ) e Damé (RS). Cada integrante deu suas contribuições, apresentando os desafios e propostas de solução, cobrando que os organismos de bacias, inclusive e especialmente os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), sejam mais valorizados e reconhecidos pelo Governo e Sociedade, que tenham sustentabilidade e autonomia técnica e financeira, que participem na tomada de decisões junto ao Governo, não apenas nas intermediações de conflitos e alocação negociada de água para os usos múltiplos; que sejam implementados os instrumentos de gestão com iniciativa dos CBHs e execução dos Estados; e ter investimentos em novas tecnologias, em educação ambiental e em serviços eficientes de comunicação para que a sociedade perceba a importância dos colegiados e haja mais engajamento também da juventude. Aconteceu, ainda, a apresentação dos trabalhos e o Relatório Final das Comissões no Plenário.

O evento foi concluído no com as expectativas de se ter um grande Fórum Mundial da Água, que acontecerá de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília-DF.

Por Alcides Duarte (coordenador geral do FCCBH e diretor administrativo do SAAE de Jucás).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *