No último dia 27, no Fórum da Comarca de Assaré, aconteceu o Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Açude Canoas, promovido pela COGERH de Iguatu em parceria com o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, que esteve representado pelo seu presidente, o Sr. Ceza Cristóvão. Na ocasião, o gerente regional Lauro Filho apresentou os dados técnicos dos reservatórios da Sub-Bacia e esclareceu sobre o trabalho realizado pela COGERH, no processo de gestão dos recursos hídricos e a analista em gestão de recursos hídricos, Isabel Cavalcante, apresentou o diagnóstico institucional realizado nos municípios de Assaré, Tarrafas e Cariús, que compõem o sistema hídrico Canoas.

Na reunião estiveram presentes 43 participantes representando as instituições do poder público, da sociedade civil e os usuários de água dos municípios de Assaré, Tarrafas e Cariús. O ministério público de Assaré esteve representado pela Promotora de Justiça Sra. Vandisa Maria Frota e da COGERH/Iguatu estiveram ainda a coordenadora do núcleo de gestão, Hewelânya Uchôa e os técnicos Naiara Izídio e Gutemberg Fernandes.

Ao final dos trabalhos a Comissão Gestora do Açude Canoas ficou com a seguinte composição: Poder Público – EMATERCE, Câmara de Assaré e Prefeitura de Tarrafas; Sociedade Civil – Associação do Sítio Oitis de Tarrafas, Associação de Genezaré de Assaré, STTR de Tarrafas, STTR de Assaré, SINTRAF de Assaré, ONG Motor Verde Cultural de Assaré; Usuários de Água – Associação dos Fruticultores de Catolé de São Sebastião de Cariús, Associação dos Produtores e Apicultores do Sítio Tinguijado de Cariús, Associação dos Produtores dos Sítios Ipueiras e Poços de Tarrafas, Associação dos Produtores do Sítio Timbaúba de Tarrafas, Associação Canoas Frutas de Assaré, Irrigante do Sítio Função de Assaré.

Isabel Cavalcante do Amaral
Analista em Gestão de Recursos Hídricos
Gerência Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe
Núcleo de Gestão / COGERH-Iguatu
(85) 3195-0845 / (88) 3581-0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *