Planejamento é ferramenta essencial para organizar e fortalecer o trabalho dos Comitês

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) segue dando andamento ao trabalho de capacitação com Comitês de Bacias Hidrográficas para construção do planejamento estratégico dos colegiados, ferramenta essencial para organizar e fortalecer o trabalho dos Comitês.

Na última semana, entre os dias 17 e 18 de agosto, os Comitês do Baixo, Médio e Alto Jaguaribe receberam orientações acerca das ações referentes ao Planejamento Estratégico de Bacia ao longo dos próximos cinco anos. Divididos em grupos de trabalho, eles serão responsáveis pela construção do planejamento de seu respectivo colegiado.

Quem esteve à frente desse momento foi a Analista em Gestão de Recursos Hídricos da Cogerh, Rossana Câmara, responsável por coordenar todo o trabalho de planejamento nos doze comitês de bacia. Os comitês do Baixo e Médio Jaguaribe estão processo de descentralização do Planejamento Estratégico, conforme explicou Rossana. É nesta etapa onde cada grupo de trabalho fica responsável por construir os objetivos estratégicos, resultados esperados e o plano de ação para o comitê.

Na ocasião, também foram definidos os nomes de quem vai ocupar os cargos de Relator e Moderador nos próximos encontros. Conforme explicou Rossana, os membros escolhidos ficarão responsáveis por conduzir as discussões juntamente com o Núcleo de Gestão, a fim de fortalecer o engajamento dos membros nos grupos de trabalho.

Com relação ao comitê do Alto Jaguaribe, Rossana explicou que este também se encontra em processo de descentralização. Com os grupos devidamente formados, os próximos passos serão definir os objetivos estratégicos do comitê, traçar os resultados esperados e construir um plano de ação. Para isso, foi feita uma capacitação com todos os membros do comitê a fim de instruí-los quanto às diretrizes do Planejamento Estratégico.

O módulo I da capacitação ocorreu no último dia 18 e abordou os conteúdos gerais acerca do processo de planejamento estratégico. Já o módulo II foi marcado para acontecer dia 3 de setembro e vai tratar especificamente sobre objetivos estratégicos, plano de ação e estrutura de trabalho em grupo. Rossana, que também ficou responsável por ministrar a capacitação, reforçou a importância da participação dos membros que estão inseridos nos grupos de trabalho. A capacitação teve carga horária de 4 horas e contou com a presença de 38 participantes, sendo 27 instituições-membros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *