coordenador geral do Fórum Cearense de CBH participa da IX Conferência Nacional da Assistência Social que acontece em Brasília

Alcides Duarte, coordenador geral do Fórum Cearense de CBH participa efetivamente da IX Conferência Nacional da Assistência Social que acontece em Brasília e tem uma participação atuante e premiada da Delegação do Ceará e com destaques para o Nordeste

Aconteceu a 9ª Conferência Nacional de Assistência Social em Brasília, de 16 a 19/12/2013, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, onde foram discutidas as diretrizes e os princípios do SUAS para o próximo biênio com o tema geral “Gestão e Financiamento para a efetivação do SUAS”. Do total de mais de dois mil participantes, 1.830 mil eram delegados com direito a voz e voto, eleitos nas etapas estaduais e municipais. A conferência acontece a cada dois anos e a convocação foi feita pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O credenciamento aconteceu durante toda a tarde do dia 16 e, a partir das 16h, aconteceu a leitura e aprovação do Regimento Interno da IX Conferência.

A abertura oficial da IX Conferência Nacional de Assistência Social ocorreu à noite com uma mesa formada pela presidenta da República, Dilma Roussef, e por diversos ministros, entre eles Teresa Campelo, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e pela presidente do CNAS, Luziele Tapajós. Na plateia estavam todos os estados brasileiros representados por suas delegações. A Delegação do Ceará tinha mais de 80 integrantes e marcou presença desde a abertura até o final do evento sempre com uma participação muito atuante, tanto nos grupos de estudos (eixos), quanto na plenária.

Alcides Duarte, presidente do Comitê da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe e coordenador geral do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, participou efetivamente representando o município de Jucás e o estado do Ceará, sendo eleito delegado estadual na X conferência Municipal da Assistência Social de Jucás, em 30/07/2013, e eleito delegado nacional na X Conferência Estadual da Assistência Social, em Fortaleza, de 02 a 04/10/2013, passando a compor o grupo da delegação do Ceará que foi participar da IX Conferência Nacional, em Brasília, de 16 a 19/12/2013.

A presidenta Dilma Rousseff destacou a Conferência como espaço privilegiado para o exercício da cidadania e a construção de consensos. Citando um participante de uma antiga conferência, disse que é o momento para ver “se está tudo nos conformes”. Após a saudação aos conferencistas, a presidenta defendeu os investimentos na área social, afirmando que “não é gasto, é investimento”.

No dia 17 aconteceram os debates nas Mesas Temáticas Simultâneas, Apresentação dos 20 anos da LOA – Lei Orgânica da Assistência Social, e a entrega da premiação aos vencedores da 1ª Edição do Prêmio Mérito CNAS, onde dentre os premiados, vale ressaltar e parabenizar o CEAS do Ceará, representado pelo sua presidenta Silvana de Matos Brito Simões e da secretária Maria Tereza de Araújo Rocha, elevando o nome do Ceará que foi destaque nesta Conferência do início ao fim.

Na noite do dia 17 aconteceu a Solenidade de Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – 10 anos Bolsa Família, onde foram selecionados 12 finalistas das práticas municipais na assistência social destaques no Brasil, sendo credenciados dois municípios cearenses, Farias Brito e Crateús, sendo premiado em primeiro lugar o projeto do município de Farias Brito – CE, município da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. Já nas práticas estaduais, o destaque foi para a Bahia, contudo foi mais um estado nordestino em destaque.

No dia 18 aconteceram as plenárias temáticas simultâneas – avaliação nacional por eixo: Eixo 1 – O Cofinanciamento Obrigatório do SUAS; Eixo 2 – Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processo de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Eixo 3 – Gestão do Trabalho; Eixo 4 – Gestão de Serviços, Projetos e Programas Socioassistenciais; Eixo 5 – Gestão de Benefícios e Transferências de Renda no Âmbito do SUAS; e Eixo 6 – Regionalização.

No dia 19, com um auditório lotado e com transmissão on-line da Plenária Final pela internet (http://realy.com.br/ao-vivo), começou o último dia da IX Conferência Nacional da Assistência Social. Essa plenária votou e aprovou as 32 propostas aprovadas nas plenárias temáticas realizadas no dia anterior, umas sem e outras com alterações, mas tudo da forma mais democrática e prática possível, contando com o auxílio de controles remotos na hora da votação, agilizando todo o processo, de modo que houve mais tempo para as discussões, e tudo foi transmitido também em telões com contagem de tempo e apresentação dos resultados em gráfico de colunas, com visualização adequada para que todos pudessem entender e acompanhar os resultados. Após aprovadas as propostas, deu-se o momento de ler e votar, aprovando ou não, as 40 moções apresentadas nesta Conferência.

A metodologia aplicada durante toda a IX Conferência foi bastante elogiada, tanto pelo nível dos palestrantes e debatedores, quanto pela participação atuante dos delegados e convidados, pois estas pessoas estiveram motivadas, envolvidas, se posicionando em público, e os delegados realmente sabiam o que estavam propondo e no que estavam votando, como também pelo destaque no exercício de democracia presente em todo o processo, desde a construção em pirâmide, iniciada nos municípios, passando pelos estados e culminando neste grande encontro nacional até a metodologia empregada nas discussões ocorridas ao longo de quatro dias.

Por fim, aconteceu o encerramento com a fala da diretoria do CNAS agradecendo a todos pela participação e realização da IX Conferência Nacional da Assistência Social, que foi de fato um sucesso, mérito de todos os organizadores e participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *