a ro

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto do Jaguaribe realizou nesta quinta-feira (11) sua 38ª Reunião Extraordinária, que teve como objetivo principal a aprovação do Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Região Hidrográfica. O evento contou com a presença de 56 participantes, sendo 37 instituições membros.

Diagnóstico aprovado

O Diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Joca, participou da apresentação do Diagnóstico à plenária. Pelo Projeto Cientista Chefe Recursos Hídricos, responsável pelo desenvolvimento dos Planos, também estiveram presentes de forma online Carla Beatriz e Gamarra Kelson, representando a Funcap-UFC.

O documento foi revisado anteriormente pela Câmara Técnica do Plano do Alto Jaguaribe, composta por Rosângela Teixeira (Sociedade Civil), Maria Josefa do Nascimento (Sociedade Civil), Maria das Dores (Usuário de Água) e Maria Monaliza de Sales (Convidada).

O colegiado aprovou sem objeção o Diagnóstico do PRH do Alto Jaguaribe. Dentre os temas abordados no documento estão: Caracterização da Região Hidrográfica; Demanda Atual; Oferta Hídrica; Balanço Hídrico; Eventos Extremos de secas e cheias; Aspectos Ambientais; Funcionamento do Arcabouço Institucional; Alocação de Água, conflitos e gestão de seca; Segurança de infraestruturas hídricas.

Os Planos de recursos hídricos têm o objetivo de buscar estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos, levando em conta os aspectos naturais e cenários de cada bacia.

O próximo passo é a elaboração do Prognóstico, em que é feita a cenarização para embasar a tomada de decisões futuras.

Vacâncias no colegiado

Em seguida, houve o preenchimento de duas vagas no Segmento de Usuários de Água. A Associação dos Fruticultores de Cariús e a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Muriçoca em Jucás foram empossadas pela plenária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *