Uma comitiva formada por técnicos da Cogerh, autoridades locais do município de Cariús e pela comissão gestora do Açude Muquém, visitaram as obras da adutora do reservatório, cujas águas reforçarão o abastecimento dos municípios de Jucás e Cariús. A visita, ocorrida na última quarta-feira(17), foi uma demanda da comissão gestora do açude, que é responsável por decidir a operação e uso das águas do reservatório, conforme determina a lei estadual de recursos hídricos.

Durante a visita, o grupo visitou o trecho por onde a estrutura de adução de água vai passar, passando pela  Ponte do Rio Cariús, a Estação de Tratamento e chegando, por fim, ao açude Muquém. As informações sobre estrutura e operação do açude foram detalhadas pelo técnico da Cogerh, Isaac Dias, durante apresentação técnica aos demais integrantes da comitiva.

Atualmente, o açude Muquém registra 24,2% de sua capacidade total. O reservatório, situado na bacia do Alto Jaguaribe, tem capacidade total de armazenamento na casa dos 47 milhões de m³ de água.

A composição da Comissão Gestora do açude Muquém segue as porcentagens legais de: 40% de usuários de água, 40% da sociedade civil e 20% do poder público, sendo composta por 25 membros representantes das Entidades/Instituições dos municípios de Iguatu, Jucás e Cariús.

A visita teve a participação de 19 entidades, sendo 9 membros da Comissão Gestora. O escritório da Cogerh situado em Iguatu e representantes da prefeitura de Cariús também marcaram presença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *