No último dia 28 de fevereiro a COGERH, por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou a Capacitação da Comissão Gestora do Açude Muquém com o tema “Agrotóxicos: Impactos Ambientais x Medidas Mitigadoras”.

O evento aconteceu no município de Cariús-CE e foi dividido em dois momentos, iniciando na Câmara Municipal, onde aconteceram três apresentações. Na primeira apresentação o analista em gestão de recursos hídricos da COGERH de Iguatu, Cássio Sales, destacou os impactos ambientais e sociais com o uso de agrotóxicos e demonstrou algumas alternativas de fertilizantes sustentáveis. Na segunda apresentação a técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Viviane Monte, falou sobre as ações da secretaria destacando o Plano Estadual de Ação Conjunta em Agrotóxico, a Fiscalização Integrada da Comercialização e Uso de Agrotóxicos no Ceará, e a assinatura do Termo de Compromisso para Implementação da Logística Reversa de Embalagens Vazias de Agrotóxicos. Na terceira apresentação o engenheiro da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Oscarito Ramos, esclareceu sobre os postos fixos de recebimento das embalagens de agrotóxicos e sobre as coletas itinerantes nos municípios, realizadas de forma integrada com diversas instituições do Estado.

No segundo momento da Capacitação os membros da Comissão Gestora visitaram a Biofábrica de Defensivos e Fertilizantes Naturais para Irrigação, localizada na propriedade do produtor Celso Monteiro, no Sítio Catolé de São Sebastião, com participação do consultor Kling Dantas.

Na reunião estiveram presentes 40 participantes, sendo 22 membros da Comissão Gestora. A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pelo gerente regional Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a analista Isabel Cavalcante, o técnico Gutemberg Fernandes e o Agente de Guarda e Inspeção Ronaldo Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *