A Comissão Gestora do Açude Mamoeiro realizou nesta segunda-feira (31), junto à Cogerh, sua Reunião de Alocação das Águas do Açude Mamoeiro para 2023.2, na Secretaria de Cultura de Esporte e Lazer de Antonina do Norte.
O Coordenador de Operações da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2023, o histórico do Açude Mamoeiro no período de 2013 a 2022, e sobre a previsão da Funceme para a pré-estação chuvosa, com a incidência do El Niño para o final de 2023.
Parâmetros Mínimos e Máximos de Alocação 2023
Em seguida, o Coordenador de Operações da Gerência Regional da Cogerh, Cassio Sales, apresentou a ficha técnica do Açude Mamoeiro, que atualmente encontra-se com 16,4 milhões de m³, ou seja, 93,93% de sua capacidade total. Foram apresentados dois cenários para liberação: Cenário 01 – 0 L/s; Cenário 02 – 50L/s.
Após debate, a Comissão aprovou, de forma consensual, a vazão média de 50 L/s com liberação a partir de 16/09.
Continuando, a presidenta do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira, falou sobre o cadastro de usuários de Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), com financiamento do Banco Mundial. O projeto tem o intuito de colher informações necessárias para realizar o controle e a conservação da água, atendendo aos múltiplos usos, conforme determina a Lei Estadual de Recursos Hídricos (Lei 14.844/10).
O evento contou com a presença de 26 participantes, sendo 12 membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, participaram Cássio Sales, as assistentes administrativa, Núbia Vitor e Bianca Amorim, e o AGIR Marcelo.