Comissão Gestora do Açude Canoas aprova operação de Alocação negociada 2023.2

Na sexta-feira (21), a Comissão Gestora do Açude Canoas, junto à Cogerh, definiu a operação 2023.2 do reservatório durante Reunião de Alocação Negociada, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assaré.

O Coordenador de Operações da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou o acumulado da quadra chuvosa de 2023 na região. Também foi comentado acerca da previsão da Funceme para a pré-estação chuvosa em relação ao Oceano Pacífico com a probabilidade do El Niño para o final de 2023 e início de 2024.

Parâmetros Mínimos e Máximos de Alocação 2023

Em seguida, a situação do Açude Canoas foi apresentada, com volume atual de 42,1 milhões de m³, o que corresponde a 61% de sua capacidade total. A regional apresentou as demandas locais e os três cenários para liberação: Cenário 01 – 0 L/s; Cenário 02 – 70 L/s e Cenário 03 – 100 L/s. Após debate e votação, a vazão de 70 L/s foi aprovada.

Por fim, a presidenta do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira, falou sobre o cadastro de usuários de Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, realizado em parceria com a Cogerh por meio do Consórcio Hydros-Regea-Irrigart (HRI).

O evento contou com a presença de 38 participantes, sendo 15 membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh, participaram, o Coordenador de Operações Cássio Sales, a assistente administrativa, Janaína Mendonça, a auxiliar técnico administrativo Núbia Vitor e o AGIR do açude, José Roberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *