A Comissão Gestora do Açude Benguê participou nesta quarta-feira (9), junto à Cogerh, de uma Reunião Informativa sobre a situação do reservatório, na Câmara Municipal de Aiuaba.
Inicialmente, o Coordenador de Operações da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou o acumulado da quadra chuvosa e as precipitações entre fevereiro a maio de 2023, destacando a região.
Também comentou quanto ao histórico do Açude Benguê no período de 2012 a 2022, falou sobre a previsão da Funceme para a pré-estação chuvosa em relação ao Oceano Pacífico com a incidência do El Niño para o final de 2023.
Em seguida, Cássio informou que o reservatório atualmente encontra-se com 6,6 milhões de m³, ou seja, 36,49% de sua capacidade total, e não apresenta cenários para liberação.
A reserva será usada para demandas prioritárias: uso à montante para abastecimento humano, dessedentação animal e irrigação.
Continuando, a presidenta do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira falou sobre o cadastro de usuários de Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
O evento contou com a presença de 18 participantes, sendo oito membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram, o Coordenador de Operações Cássio Sales, os assistentes administrativos, José Teixeira e Bianca Amorim e o AGIR Ermilson.