Comissão Gestora do Açude Faé aprova alocação do reservatório para 2023.2

Nesta quinta-feira (10) de agosto de 2023, foi realizada no Auditório da Câmara Municipal de Quixelô, a Reunião de Alocação Negociada das Águas do Açude Faé.

O Coordenador de Operações da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou o acumulado da quadra chuvosa e a situação hídrica da região. Também explicou sobre a previsão da Funceme para a pré-estação chuvosa em relação ao Oceano Pacífico com a probabilidade do El Niño para o final de 2023 e início de 2024.

Parâmetros de Alocação 2023

Em seguida, o técnico informou que Açude Faé se encontra com 12,6 milhões de m³, correspondente a 98,63% de sua capacidade total.

Foram expostos dois cenários para liberação para a operação 2023.2: vazão média de 0 L/s ou de 100 L/s. Após o debate, foi votada e aprovada a vazão de 100 L/s, para Abastecimento Humano de Quixelô, Irrigação, Dessedentação Animal e Uso Industrial (Cerâmica).

Ao final da reunião a presidenta do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira falou sobre o cadastro de usuários de Recursos Hídricos na Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.

A reunião contou com a presença de 26 participantes, sendo 9 membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram, o Coordenador de Operações Cássio Sales, o coordenador de Gestão Participativa José Teixeira, a Assistente Administrativa I Janaína Carneiro, e o AGIR do açude Carlos Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *