No dia 26 de outubro, o açude Arneiroz II, da bacia do Alto Jaguaribe, foi analisado na Reunião de Acompanhamento da Operação 2017.2, que compreende o período de 1 de julho de 2017 a 1 de fevereiro de 2018. Os membros da Comissão Gestora, representantes dos segmentos da sociedade civil, usuários de água e do poder público reuniram-se, no dia 26 de outubro, no auditório da Câmara Municipal de Arneiroz.
Arneiroz II é responsável pelo abastecimento das sedes municipais, Arneiroz e Saboeiro, através da perenização no Rio Jaguaribe até a barragem Caldeirões, com significativa contribuição para o abastecimento da sede de Tauá, via adutora. Ainda, abastece várias comunidades ao longo do trecho perenizado. O reservatório encontra-se com 10,6 % de sua capacidade, equivalente a 19.970.909 m³, na cota 354,97.
O gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Iguatu, Raimundo Lauro, apresentou a situação atual da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe que está com 7,70% da sua capacidade. Também informou sobre um trabalho de reflorestamento que está sendo estudado para ser realizado nas nascentes do Rio Jaguaribe, no município de Tauá.
A Cogerh/Iguatu esteve representada pelo gerente regional, Raimundo Lauro, pela coordenadora de Gestão, Hewelanya Uchôa, e o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes.
Por Hewelanya de Sousa Uchôa
Coordenadora do Núcleo de Gestão COGERH-Iguatu