Neste dia 24 de outubro de 2017, no auditório do SEBRAE, no município de Iguatu-CE, foi realizada uma reunião de acompanhamento da operação 2017.2, referente ao período de 1° de julho de 2017 a 1° de fevereiro de 2018, do Açude Roberto Costa (Trussu). O reservatório em questão, encontra-se com 9,4% da capacidade volumétrica, na cota 238,72 com 25.260,006 m³.
O analista de recursos hídricos Anatarino Torres falou da garantia de abastecimento para o ano de 2018 mesmo que o reservatório não obtenha recarga hídrica, informou que as Comunidades ao longo do trecho perenizado estão sendo abastecidas por poços profundos os quais foram perfurados pela Prefeitura de Iguatu e enfatizou a importância do Açude Trussu para a região, pois, o reservatório opera na qualidade de sistema integrado abastecendo as sedes municipais de Iguatu, Acopiara e, possivelmente de Quixelô.
Por fim, os membros da Comissão Gestora agendaram para o mês de fevereiro de 2018, uma reunião de avaliação da operação e a Eleição dos integrantes da Secretaria da Comissão Gestora.
Estiveram presente os membros da comissão gestora, representantes dos segmentos da sociedade civil, dos usuários de água e do poder público. A COGERH esteve representada pela coordenadora de gestão Hewelanya Uchôa, pelo analista Anatarino Torres e pela assistente administrativa Naiara Izidio.
Por Hewelânya de Sousa Uchôa