COGERH recupera válvula dispersora do açude Canoas

Operação foi restabelecida após reparos executados por equipes de manutenção da Companhia

Passada a quadra chuvosa deste ano, as águas acumuladas no açude Canoas, no município de Assaré, alcançaram recuperação expressiva após 5 anos de estiagem prolongada. Registrando hoje cerca de 58% de volume acumulado, o reservatório reuniu condições para reativar sua operação, ainda que com reparos pontuais em sua estrutura.

Para atingir a liberação de água estipulada pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe durante encontro de Alocação de Água, o açude teve de passar por manutenção em sua infraestrutura hídrica, mais especificamente na válvula dispersora do reservatório. Na última quinta-feira (16.07), equipes da Cogerh estiveram no local para corrigir as anomalias.

A manutenção da válvula dispersora, instrumento que equilibra a vazão, foi necessária após cinco anos seguidos sem qualquer liberação de água do reservatório, conforme explica o gerente de manutenção de Infraestrutura Hídrica da Cogerh, Berthyer Peixoto. “ Fizemos os procedimentos necessários para o restabelecimento da operacionalidade da válvula dispersora do Açude Canoas, de acordo com o que foi definido pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe durante reunião de alocação de água”, destacou Peixoto referindo-se aos reparos executados.

Sobre os serviços de manutenção, foram realizadas a “limpeza da válvula, retirado o ar das mangueiras do hidráulico e efetuada toda a lubrificação necessária no equipamento”, elencou o gerente de manutenção. Para o segundo semestre de 2020, o açude Canoas vai liberar 150 litros de água por segundo (l/s), de forma que a liberação pela válvula se dará até as proximidades da ponte Assaré-Antonina do Norte.

Segundo o gerente da Companhia da Bacia do Alto Jaguaribe, Anatarino Torres, a Cogerh, em acordo com representantes da comissão gestora do reservatório, bem como da sociedade civil do municipio de Assaré, definiu que a liberação de água do Canoas ocorrerá a partir do dia 15 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *