COGERH realiza reuniões informativas com Comissões Gestoras do Alto Jaguaribe

Entre os membros das Comissões Gestoras estão os representantes de Entidades/Instituições dos Segmentos da Sociedade (Usuários de Água, Sociedade Civil e Poder Público)

As Comissões Gestoras dos açudes Canoas, Muquém, Benguê e Arneiroz II, na região da Bacia do Alto Jaguaribe,  participaram de reuniões informativas acerca da operação para o segundo semestre dos respectivos reservatórios. Esta foi a primeira vez que as Comissões dos açudes isolados conseguiram se reunir virtualmente, em acordo com o Art. 8º da Portaria nº 566/2020, da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), que estabelece como válidas as reuniões virtuais para deliberações dos Comitês de Bacias.

Os encontros ocorreram nos dias 14, 15, 16 e 22 de julho, em conjunto com a equipe técnica da gerência regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh em Iguatu, secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. As reuniões tiveram o objetivo de informar o cenário de vazão média aprovada e definida pelo Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (CSBHAJ) durante Reunião Ordinária (Virtual) realizada no último dia 30 de junho de 2020. Neste ano, as vazões de operação dos sistemas hídricos isolados foram definidas pelo Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe.

Veja a definição das vazões de liberação aprovadas pelo Comitê:

Arneiroz II – 350 l/s (complemento da barragem de Caldeirões, podendo até ocorrer sua sangria)
Benguê – 50 l/s (liberação pela válvula até o distrito de São Nicolau)
Canoas – 150 l/s (liberação pela válvula até as proximidades da ponte Assaré-Antonina do Norte)
Muquém – 300l/s (liberação pela válvula até as proximidades da captação do distrito de São Pedro, em Jucás)

Participaram das referidas reuniões, os membros das Comissões Gestoras, representantes de Entidades/Instituições dos Segmentos da Sociedade (Usuários de Água, Sociedade Civil e Poder Público), além de convidados como os representantes da Promotoria Pública e das Prefeituras Municipais.

A Cogerh esteve representada pelo gerente Regional Anatarino Torres, os coordenadores de gestão e operação, respectivamente Hewelânya Uchôa e Isaac Dias, o técnico Gutemberg Fernandes e a Assistente Administrativo Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *