Durante o evento ficou definido uma vazão média de 41 l/s durante 30 dias

Com o objetivo de discutir e definir a operação das águas do reservatório durante o segundo semestre de 2016, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), por meio da Gerência Regional de Iguatu participou da Reunião de Alocação Negociada de Água do Açude Bengue, no dia 28 de julho, no Centro de Referência e Assistência Social, no município de Aiuaba.

Durante a reunião o gerente interino da Cogerh/Iguatu, Mardônio Mapurunga, apresentou a situação hídrica da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e os dados técnicos do açude Bengue. Em seguida, houve um debate e de maneira consensual, os membros da Comissão Gestora definiram o cenário de vazão média de 41 l/s, na qual a operação ocorrerá durante um período de 30 dias, com uma vazão de 188 l/s, finalizando com um rebaixamento de 2,96 m e 10,70 % da capacidade do volume do açude.

Na ocasião, os membros apresentaram como encaminhamento a confecção de documento oficial, que será entregue ao Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (CSBHAJ), solicitando a perfuração de um poço profundo para atender a comunidade de Cachoeirinha, localizada no final do trecho perenizado pelo açude Bengue.

Estiveram presentes na reunião o representante da Federação das Associações Comunitárias de Aiuaba, Cícero Robério, o vereador, Antônio Filho, e os representantes dos usuários e da sociedade civil organizada. Da Cogerh participaram o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR), Ernilson Feitosa, a coordenadora de Gestão, Hewelanya Uchôa, e o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Lúcia de Sousa Bernardino
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh
Fone: +55 85 3218.7024
lucia.bernardino@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *