Comitês de Bacias dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú aprovaram vazões que atenderão usos diversos, desde 20 de julho de 2016 a 1 de julho de 2017

Para discutir a alocação das águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, foi realizada a continuação do XXIII Seminário de Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, no dia 20 de julho, em Limoeiro do Norte.

A mesa de abertura estava composta pelo presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, que destacou várias ações tomadas para evitar o desabastecimento hídrico e que propostas serão levadas para o Conselho Estadual de Recurso Hídrico. Afirmou que o processo de participação social é essencial nas decisões para o estado do Ceará. “Será lançado um pacote de medidas para que a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passe a economizar mais água e para gerar outras fontes hídricas e um exemplo é o Campo de Dunas (Aquífero Litorâneo)”, diz João Lúcio.
O secretário adjunto, Ramon Rodrigues, disse que é preciso união para atravessar o segundo semestre, procurando a melhor solução para atender efetivamente as solicitações. Também estavam na mesa representando o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), André Leitão Mavigner, presidente do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Baixo Jaguaribe (CSBH Baixo), Karlos Welby Néri, secretário de Agricultura de Limoeiro do Norte, Otacílio Benvindo, representando a Prefeitura de Limoeiro do Norte, e o assessor da Presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Helder Cortez.

Houve apresentação da situação da oferta, demanda e propostas da operação para o 2º semestre de 2016 para os reservatórios do sistema de perenização dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú; Discussão e aprovação de proposta da operação para o 2º semestre de 2016 para os reservatórios do sistema de perenização dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú e atualização da Comissão de Acompanhamento da Operação dos açudes Orós, Castanhão e Banabuiú.

As vazões aprovadas pelos Comitês de Bacias dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú atenderão os usos diversos, no período de 20/07/2016 a 01/01/2017. Sendo as vazões distribuídas da seguinte forma: O açude Orós atenderá todo o período com uma vazão média de 11,50 m³/s, em que a vazão de 4,00 m³/s será mantida do dia 20/07/2016 a 01/09/2016, atendendo os múltiplos usos até a cidade de Jaguaretama. A partir de 01/09/2016, o açude Orós passará a liberar uma vazão contínua de 16 m³/s para atingir o açude Castanhão, permanecendo com essa liberação até janeiro de 2017. Desta forma o sistema Jaguaribe/RMF será atendido com uma vazão média de 15 m³/s pelo açude Castanhão, atendendo o Eixão das Águas com 9,5 m³/s, transferindo 6,50 m³/s para a Região Metropolitana de Fortaleza e 5,5 m³/s atenderá o Vale Perenizado do rio Jaguaribe até a Passagem de Sucurujuba em Quixeré.

Estiveram presentes no evento 410 pessoas, entre os Comitês do Baixo, Médio e Alto Jaguaribe, Banabuiú, Salgado e Metropolitana, constituídos pelo poder público municipal, federal e estadual, usuários de água e sociedade civil. Também a SRH, Cogerh, Dnocs e Cagece.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3195.0718
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *