Alcides Duarte, diretor executivo administrativo do SAAE de Jucás está coordenador geral do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas e esteve representando o SAAE de Jucás e os CBHs do Ceará no XVIII ENCOB – Encontro Nacional dos Comitês de Bacias, em Salvador – Bahia, de 03 a 08/07/2016. Juntamente com Alcides, mais 24 representantes dos CBHs do Ceará formaram a Delegação Cearense (02 representante de cada Comitê de Bacia), que foi destaque em atuação e assiduidade em toda programação do Encontro, muito importante para o fortalecimento dos Comitês, um aprendizado ímpar, muita troca de experiências e conhecimentos, e a oportunidade de dar suas contribuições também, num Encontro muito participativo que reuniu mais de 1.300 participantes de todo o Brasil, para tratar de temas relacionados à questão dos recursos hídricos, dos comitês de bacias e da gestão participativa, do meio ambiente, da crise hídrica, do saneamento, e tantos outros.
No dia 03/07/2016, domingo, aconteceram as Oficinas promovidas pela ANA – Agência Nacional das Águas, manhã e tarde, abordando os seguintes temas: Água – comunicação e sociedade; e Cobrança pelo uso da água.
No dia 04/07/2016, pela manhã, aconteceu a Caminhada pela água mistura das águas dos rios brasileiros no aquário do evento. Depois, aconteceram os cursos: 1. Instrumentos de Gestão (Planos de Recursos Hídricos, Enquadramento dos Recursos Hídricos, Outorga dos direitos de uso de recursos hídricos, Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, por Nelson Freitas – ANA; 2. Pagamento de Serviços Ambientais – ANA; 3. Construção do Plano de Negócios do Observatório da Governança, por Ângelo Lima da WWF Brasil; 4. Educação Ambiental e Recursos Hídricos, por Synara Broch da UFMS. Na noite deste dia, aconteceu a Solenidade de Abertura Oficial do XVIII ENCOB.
Nos dias 05 e 06/07/2016 aconteceram as Mesas de Diálogo com explanação e debate com os temas: 1. Estado da arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil após duas décadas da aplicação da Lei das Águas; 2. Desastre Ambiental da Bacia do Rio Doce/MG e ES; 3. Saneamento e Recursos Hídricos – Avanços e Desafios; 4. Situação dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil. Logo após cada mesa de debate aconteceram as Rodas de Conversa com participação direta da plenária, interagindo com os debatedores e demais CBHs do Brasil. Também houve uma apresentação do 8º Fórum Mundial das Águas, que acontecerá na semana da água, mês de março de 2018, em Brasília-DF.
Na noite da terça aconteceu uma reunião extraordinária dos CBHs do Ceará e na noite da quarta Alcides e Geneziano (coordenadores geral e adjunto do Fórum Cearense) participaram da Assembleia sobre a criação de uma Associação Nacional dos CBHs.
No dia 07/07/2016, quinta, pela manhã, aconteceu o Lançamento do Programa Pró-Comitê da ANA, pelo presidente Vicente Andreu, para os CBHs do Brasil e, à tarde, aconteceram os encontros setoriais, onde os participantes se dividiram conforme seu segmento: 1. Poder Público (Coordenação: Edison Ribeiro (BA) e Jairo Costa (SP); 2. Usuários (Coordenação: Amisteran Ribeiro (RJ) e Evilásio Fraga (BA); 3. Sociedade Civil Organizada (Coordenação: Marcelo Ribeiro (AL), Felipe Benício (MG) e Itamar Xavier (TO); 4. Fóruns Estaduais (Coordenação: Hideraldo Buch (MG), Alcides Duarte (CE) e Ednaldo Campos (BA); 5. Fóruns Interestaduais (Coordenação: Anivaldo Miranda (AL) e Vera Lúcia (RJ); 6. Fórum dos Órgãos Gestores da Água (Coordenação: Bento de Godoy Neto (GO) e Sílvio Santos (BA); 7. Juventude e Recursos Hídricos (Coordenação: Wagner Nandford (MG) e Fernanda Henn (BA); e 8. Entidades Delagatárias e Agências de Bacia (Coordenação: José Carlos Virtuoso (SC). Depois teve a Plenária dos Encontros Setoriais e a Reunião da Comissão das Moções.

No dia 08/07/2016, sexta, pela manhã, realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária do FNCBH para estudo e aprovação do Regimento Interno e, à tarde, aconteceu a Assembleia Geral Ordinária do FNCBH com a seguinte pauta: Apresentação das Moções do XVIII ENCOB 2016, Informes do XIX ENCOB 2017 Brasília-DF, e Informes do XX ENCOB 2018 Florianópolis-SC, e Apresentação do Plano de Trabalho do mandato 2016/2018, seguido dos assuntos gerais.

No final deste dia, a Delegação Cearense dos CBHs retornaram para o Ceará, felizes da vida pela oportunidade vivenciada na participação atuante e de grande aprendizado neste XVIII ENCOB 2016, em Salvador-BA, trazendo uma bagagem de conhecimentos e experiências que serão fundamentais para o fortalecimento e avanços dos CBHs do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *