Em manifestação realizada no dia 11 de setembro de 2013, sob a parede do Açude Muquém, em cariús, a Secretaria Executiva COGERH/ Iguatu e membros do Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe mediaram o dialogo com os manifestantes, que exigiam a redução da vazão pela tomada dágua do Açude Muquém.

 

O protesto ocorreu porque os usuários de montante têm observado a rápida redução do volume do açude que têm afetado suas captações.

 

A saber, em junho do corrente ano, foi realizada a reunião negociada de alocação do Açude Muquém, onde a comissão gestora aprovou a vazão média de 480 L/s para operação durante o segundo semestre de 2013. Durante o dialogo com os manifestantes foi abordado em síntese a política de gestão das águas do Ceará, enfatizando o uso prioritário e o instrumento de gestão – Outorga. Atualmente está sendo liberado pelo Açude a vazão de 480 L/s para atendimento prioritário dos abastecimentos humanos da sede do municípios de Cariús, distrito de São Pedro, em Jucás, e Barro Alto, em Iguatu.

 

Ao fim do encontro com os manifestantes ficou acordado, a realização mensal de reunião com os usuários de água do Açude Muquém, a fim de acompanhar e avaliar a evolução da operação do reservatório e uma rotina de fiscalização, por parte da secretaria executiva, no leito perenizado para eliminar ou diminuir os desperdícios, entre outros encaminhamentos.

 

Participaram do dialogo com os manifestantes:

 

Raimundo Lauro de Oliveira Filho – Gerente Regional COGERH/IGUTAU

Carlos Barbosa – Membro do comitê de Bacia e da comissão gestora do Açude Muquém

Antônio Ferreira de Melo – Membro do comitê de Bacia e da comissão gestora do Açude Muquém

Francisco Ronaldo Lopes – Agente de Guarda e inspeção do reservatório

Atenciosamente,Raimundo Lauro de Oliveira Filho
COGERH – Gerente Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe

Iguatu – Ceará
(88)3581 0800
(85)8755 0070

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *