Rio Jaguaribe agoniza, mas continua sendo aterrado por lixo. Moradores que residem nas proximidades do Rio Jaguaribe em Iguatu, inconformados com a falta de respeito a natureza, pediu a presença da Rádio Mais FM, para mostrar o crime que está sendo cometido contra o leito do Jaguaribe.
O morador Antonio Lopes inconformado disse a reportagem “o lixo está sendo jogado dentro do Rio. Estão sendo colocadas carradas de lixo no leito que vem de residências, mas também não duvido que seja lixo hospitalar”.
Atendemos o apelo da população e adentramos o Rio Jaguaribe e ficamos surpresos com tanto lixo doméstico, entulhos e restos de materiais de construção e até pneus, fazendo do local um verdadeiro lixão. Com a chegada das chuvas o problema pode se agravar para os moradores vizinhos.
O senhor Antonio Lopes acompanhou a reportagem até o leito do Rio e mostrou a sua preocupação com o aterramento que está sendo feito com todo aquele lixo. Uma máquina é utilizada, segundo o morador, para jogar todo o lixo dentro do Rio e desabafou “Eles pegam com uma pá mecânica e jogam dentro do Rio. Nossas residências ficam distante uns cem metros. Estou com 40 anos que moro aqui e a gente gostaria que fosse feita limpeza, pois estou presenciando a destruição do nosso Rio e isso dói muito na gente. O IBAMA pode vender área dentro do Rio? Os órgãos de Iguatu não fazem nada pela gente. Isso é crime e eles não vêem. Eles proíbem o pobre, que não pode pegar um peixe” e acrescentou “todo esse lixo vai pra dentro do Jaguaribe e quem vai receber tudo isso é a Bacia do Orós”.
A agonia do Rio Jaguaribe, vem de muitos anos e nenhuma autoridade tomou providências. A população assiste silenciosa a degradação do principal Rio que corta a cidade, sem poder fazer nada, enquanto as autoridades não tomam nenhuma medida. S.O.S Rio Jaguaribe urgente.