Foram apresentados os dados da operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú

Para acompanhamento da operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), vinculada à Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), participou da VI Reunião da Comissão de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, no dia 5 de novembro, em Limoeiro do Norte.

Na ocasião foram apresentados os dados da operação dos açudes Castanhão, Orós e Banabuiú. O coordenador do Núcleo Técnico da Cogerh, Delfábio Teixeira, apresentou os dados do açude Banabuiú que atualmente encontra-se com 9.860.000 milhões m³. Em seguida o coordenador do Núcleo Técnico da Cogerh/Alto Jaguaribe, Mapurunga Carvalho, apresentou os dados do açude Orós que atualmente encontra-se com 703.1800.000 milhões m³. Por último o coordenador do Núcleo Técnico da Companhia, Hermilson Barros, apresentou os dados do açude Castanhão que atualmente encontra-se com 892.300.000 milhões m³.

A diretora do Núcleo de Operações da Cogerh, Débora Rios, enfatizou que a Companhia está realizando ações emergenciais em sistemas hídricos inseridos em todo Vale do Jaguaribe e Banabuiú. Também ressaltou as ações realizadas pelo governo do estado do Ceará, com destaque para as Adutoras de Montagem Rápida (AMR) e para os estudos geofísicos para perfuração de poços.

Ficou definido que a próxima reunião com a Comissão de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú será no dia 3 de dezembro, em Limoeiro do Norte.

Estiveram presentes os representantes da Cogerh das Gerências Regionais do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Banabuiú e Metropolitana, Comitês de Bacias do Alto, Médio e Baixo Jaguaribe, Salgado, Banabuiú e Metropolitana, representantes dos Perímetros Irrigados, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Ministério Público de Jaguaretama, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), Prefeituras do Vale do Jaguaribe, usuários de água, sociedade civil e poderes públicos municipais, estaduais e federais.

Saiba mais:

No Seminário de Alocação Negociada das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú realizado no dia 2 de julho, no município de Limoeiro do Norte, foi mantida a Comissão de Acompanhamento da Operação dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú. Ficou definido que ocorreriam reuniões periódicas quando houvesse necessidade de discussão sobre a gestão hídrica do Vale Perenizado.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Lúcia de Sousa Bernardino
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh
Fone: +55 85 3218.7024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *