Aconteceu nestes dias 16 e 17 de março, a primeira reunião ordinária do ano de 2017 do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, no auditório Espaço das Águas da COGERH, em Fortaleza, onde reuniu os representantes da diretoria dos 12 CBHs do Estado (com objetivo geral de articulação e fortalecimento dos Comitês de Baicias) e mais 12 homenageados – uma pessoa homenageada por cada Comitê de Bacia por seus serviços relevantes prestados na Bacia e reconhecidos pelo seu Colegiado. Esta Comenda, que acontece todo ano desde 2013, leva o nome de Antonio Ribeiro Zaranza, um baluarte na luta pela Gestão Participativa e dos CBHs no Sistema de Gestão de Recursos Hídricos do nosso Estado, onde se destacou pelo seu brilhante trabalho, sua competência e humildade, que lhe permitiu conquistar muitos amigos por onde passou, especialmente na COGERH, como superintendente das bacias interioranas, e na FUNCEME, como chefe de missão em meteorologia e nucleação artificial.
A filha do Zaranza, Mayra de Souza Zaranza, estava presente representando seu saudoso pai e toda sua família, onde ela recebeu a primeira Comenda abrindo o momento solene, após abertura da Reunião pelo coordenador geral do Fórum, Alcides Duarte (representante do SAAE de Jucás no Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe e coordenador regional do Sindiágua). Logo em seguida, o coordenador do FCCBH prosseguiu com a entrega da Comenda Antonio Zaranza um por um até prestigiar os 12 homenageados ali presentes:
-
Francisco Cícero Correia de Lima (Neto Braga, do Alto Jaguaribe, cidade de Iguatu, ativista ecológico, comunicador de rádio, escritor e colunista, defensor da natureza, do rio Jaguaribe e da nossa cultura regional, criou o Projeto de Revitalização do Rio da Onça (Jaguaribe)).
-
Francisco Holanir Cabral (Bolinha, do Médio Jaguaribe, cidade de São João do Jaguaribe, foi servidor do SAAE e da FUNASA e atualmente é produtor rural, sendo membro do Comitê de Bacia do Médio desde sua criação e já foi secretário e presidente deste Colegiado, onde atualmente está como secretário).
-
Carlos Alberto Félix Nogueira Lima (Carlos Félix, do Baixo Jaguaribe, cidade de Russas, foi servidor do Bradesco e Banco do Brasil, foi vereador e atualmente é coordenador do Conselho de Administração do DISTAR e membro do CBH).
-
Alberto Medeiros de Brito (Alberto, do Salgado, cidade do Crato, é engenheiro agrônomo, foi servidor público municipal e extensionista rural, foi coordenador do núcleo de gestão participativa da COGERH Crato e atualmente é gerente regional desta mesma Gerência e muito querido pelo CBH do Salgado).
-
Francisco Edson de Melo (Edson, do Banabuiú, cidade de Banabuiú, foi servidor da CHESF por 25 anos, foi diretor do SAAE de Banabuiú vice-presidente deste Colegiado por dois mandados consecutivos).
-
Hamilton Teixeira Viana (Hamilton, do Litoral, cidade de Itapipoca, engenheiro agrônomo, é fundador e presidente da Associação Serra Verde, onde realizar um brilhante trabalho de reflorestamento e educação ambiental na Serra).
-
José do Egito Sales Andrade (José do Egito, do Curu, cidade de Paramoti, mestre em agronomia, foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente de General Sampaio, onde desenvolveu vários projetos, conquistando 10 títulos do Município Selo Verde e foi presidente deste Colegiado por mais de uma vez).
-
João Lúcio Farias de Oliveira (João Lúcio, da Região Metropolitana de Fortaleza, capital cearense, é mestre em Sociologia, servidor efetivo da COGERH desde 1994 e atual presidente da Companhia. Participou da criação de vários Comitês de Bacias, sempre foi um defensor intransigente da gestão participativa e é muito querido e respeitado por todos que fazem o SIGERH).
-
Francisco Cícero Caxias (seu Cícero, do Acaraú, de Forquilha, é agricultor irrigante, foi membro e presidente da Cooperativa de Irrigantes de Forquilha e sempre foi muito atuante no CBH desde sua criação.
-
Francisco Sérgio Carneiro Fontenele (Sérgio, do Coreaú, cidade de Viçosa do Ceará, é tecnólogo da construção civil, professor de Matemática, já participou de outros mandatos na diretoria deste Colegiado onde agora foi eleito recentemente presidente, onde participou de diversas ações importantes na Bacia).
-
Armando Freire Paiva (Armando, da Serra da Ibiapaba, cidade de São Benedito, é agricultor familiar e produtor de mudas nativas, desenvolve um belíssimo e importante trabalho socioambiental, na produção agroecológica e recuperação de nascentes).
-
Enoch Saboia Coutinho (Enoch, dos Sertões de Crateús, cidade de Novo Oriente, graduado em Agronomia, pós graduado em Economia Rural e Didática (EFM), professor de Ciências da Natureza, idealizador do Projeto Coleta Seletiva, foi coordenador do Projeto Mata Branca e foi secretário municipal de Meio Ambiente, sendo atual vice-presidente por dois mandatos consecutivos com vice-presidente do CBH Sertões de Crateús).
Na sequência, houve uma mesa de diálogo com os representantes de CBHs junto às autoridades convidadas para compor a mesa: Aderilo Alcântara (secretário executivo da SRH), João Lúcio (presidente da COGERH) e André Cunha (representante da SOHIDRA). Foi um momento importante de debate, discussão de assuntos importantes e de interesse dos CBHs, que perdurou do final da tarde até quase oito horas da noite. Por isso, o coordenador geral do Fórum, representando os CBHs, reconhecem e parabenizam o presidente da COGERH e os representantes da SRH e SOHIDRA, pela paciência e disponibilidade, dando total atenção aos CBHs, ficando desde o início do evento, às 14h, até o final, já na noite. Nesta ocasião, algumas deliberações foram feitas e já aprovadas pelo presidente da COGERH, diretamente com os CBHs, como a contratação de uma Assessoria para atualização dos planos de bacias dos CBHs que já possuem planos e a criação dos planos para os novos CBHs (Sertões e Serra); instalação de gerência regional e/ou escritório regional da COGERH na Serra, Coreaú e Litoral; apresentação de algumas ações emergenciais do Governo no enfrentamento da crise hídrica; dentre outras questões que foram levantadas pelos CBHs de problemas pontuais em alguns municípios. Márcia Caldas falou sobre a nova resolução do PROCOMITÊS e que já está agendado um ponto de pauta desse assunto na reunião do CONERH que será dia 21/03/2017. André Cunha da SOHIDRA falou sobre a perfuração de poços e construção de adutoras de montagem rápida no Estado e Aderilo Alcântara se colocou à disposição dos CBHs e do Sistema para dar sua contribuição e aprender muito com todos, já que foi recentemente nomeado e empossado secretário executivo da SRH.
No dia seguinte, a reunião teve início com a apresentação do prognóstico da FUNCEME por Meiry Sakamoto, pessoa competentíssima e muito querida em nosso meio pela seriedade, sinceridade e clareza nas informações. Após teve mais de hora de intervenções pelos CBHs, sempre com muita atenção, esclarecendo as dúvidas de todos. Na sequência houve o Espaço dos Comitês onde foram apresentados e discutidos alguns assuntos importantes, ficando na avaliação final da Reunião apenas a definição de um horário exclusivo para o Espaço dos Comitês, a fim de dar tempo suficiente para as discussões, demandas, troca de experiências e debate dos CBHs. Clara agendou a reunião de avaliação dos Vales para operação dos açudes Orós, Castanhão e Banabuiú para Iguatu, dia 19/04/2017. Alcides Duarte (Coordenador do Fórum e representante do SAAE de Jucás) cobrou novamente mais celeridade e atendimento emergencial por parte da SOHIDRA, especialmente, na perfuração de poços profundos antes que o sistema de abastecimento entre em colapso total, como aconteceu em Jucás. Ceza Cristóvão (presidente do CSBH Alto) solicitou novamente providências na revitalização do Rio Cariús. Niepson (presidente do CBH Litoral) solicitou novamente que haja mais comunicação e valorização por parte dos órgãos do Governo em relação aos CBHs.
Foi uma reunião muito produtiva e queremos agradecer também em nome de todos os CBHs o apoio da ASCOM, especialmente nas pessoas da Rafaela, Emanuel e Lara, e a toda Imprensa (Diário, Jangadeiro, Mundial, O Povo, Verdes Mares, dentre outras) que esteve presente fazendo entrevistas e dando cobertura ao evento.
Por Alcides Duarte (coordenador geral do Fórum Cearense de CBHs, representante do SAAE de Jucás no Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe).