No último dia 27, a Gerência Regional da COGERH de Iguatu realizou a Reunião de Alocação Negociada das Águas do Açude Roberto Costa (Trussu).
O objetivo da reunião foi apresentar a Operação Emergencial do primeiro semestre do açude Trussu e as propostas para Alocação Negociada das Águas do reservatório no ano de 2017. O analista em gestão de recursos hídricos Anatarino Torres apresentou os dados técnicos do açude Roberto Costa, que se encontra com 12 % de sua capacidade e sua demanda para atender o abastecimento humano das sedes de Iguatu e Acopiara, por meio de adutoras, além de abastecimento de carros pipa. A vazão média aprovada para a Operação Emergencial do manancial foi de 200 L/s no período de 1º fevereiro a 31 de junho de 2017, e foi realizada uma vazão média de 101 L/s. Após discussão, os membros da Comissão Gestora aprovaram a vazão mínima operacional, com o fechamento da válvula do açude Trussu durante o período de 1º de julho de 2017 a 31 de janeiro de 2018.
Estiveram presentes 43 participantes, sendo 14 membros da Comissão Gestora, além de representantes de associações comunitárias, sindicatos, vereadores do município de Iguatu e a Sra. Fátima Gomes, prefeita de Quixelô. Da gerência regional da COGERH/Iguatu estiveram, ainda, o gerente regional, Lauro Filho, o coordenador do núcleo de operações, Mardonio Mapurunga, a coordenadora do núcleo de gestão, Hewelânya Uchôa, a analista Isabel Cavalcante e os técnicos Naiara Izídio e Gutemberg Fernandes.
Analista em Gestão de Recursos Hídricos
Núcleo de Gestão / COGERH-Iguatu
(85) 3195-0845 / (88) 3581-0800