Integrantes dos Comitês de Bacia do Ceará estiveram reunidos durante o Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas nos dias 07 e 08 de junho de 2018 para, dentre outras pautas, tratar do andamento das obras do Cinturão da Águas do Ceará (CAC) e saber mais sobre o ritmo das obras federais da Transposição do São Francisco. O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, que esteve esta semana visitando as obras do CAC, sanou as dúvidas das lideranças dos Comitês.

Sobre o andamento das obras , o presidente da Cogerh considera que “o ritmo é bom. A se manter esse andamento, chegaremos com o CAC junto com a transposição do São o Francisco”, avalia. Sobre as obras federais da transposição, o ritmo também é acelerado. “Conversamos com representantes do consórcio responsável pelas obras e ficamos muito animados. É possível que tenhamos água do São Francisco no fim deste ano ou, no mais tardar, no início do próximo”. A águas do Velho Chico são essenciais para o aumento da garantia hídrica no Vale do Jaguaribe e na Região Metropolitana de Fortaleza.

Na abertura do evento, João Lúcio fez uma breve avaliação da situação hídrica dos principais reservatórios do estado. O gestor ressaltou a situação preocupante na bacia do Banabuiú e do Médio Jaguaribe, cujos aportes não foram significativos.

O fórum também abriu espaço para sugestões dos membros dos Comitês de Bacia. Um relatório periódico com informações sobre o andamento das obras foi sugerido pelos participantes. Projetos de revitalização de alguns açudes também foram pontos de discussão. O Secretário Executivo da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Aderilo Alcântara, sanou dúvidas dos participantes e encaminhou outras questões.

Outro ponto abordado foi relacionado a discussão das alterações nos regimentos internos de cada Comitê. É que desde que o Decreto 32.470 de 22 de dezembro de 2017 foi sancionado, grupos de trabalho foram formados para adequar as novas especificações previstas no documento, que dispõe sobre a política Estadual de Recursos Hídricos no tocante ao regimento interno dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Os comitês seguem em processo de adequação à nova legislação.

Na pauta desta sexta-feira (08) estão previstas algumas palestras, como a do Programa Salta-Z e de Gestão de água nas Indústrias do Ceará, além de informes da Secretaria de Recursos Hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *