O presidente da CSBHAJ – Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Alcides da Silva Duarte, divulgou no final de 2011 as ações desenvolvidas pelo comitê desde sua posse no dia 25 de maio de 2011, tanto aqui no site do CSBHAJ, como no site da Prefeitura de Jucás (www.prefeituradejucas.ce.gov.br), no jornal O Conterrâneo (www.oconterraneo.com – e o blog: oconterraneo.blogspot.com) e no jornal Agora.

 

O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe é composto por 40 instituições-membros, com representações de vários municípios, abrangendo quatro segmentos: sociedade civil (30%), usuários de água (30%), poder público municipal (20%) e poder público estadual e federal (20%).

Segundo a diretoria eleita do CSBHAJ, o calendário de ações de 2011 foi assim cumprido:

10 de junho (manhã) = XVIII Seminário de Alocação dos Vales do Jaguaribe, no IFCE de Iguatu, com a participação da COGERH, SRH, CBH’s do Alto, Médio, Salgado e Banabuiú, dentre outras instituições, para juntos definir as vazões liberadas dos grandes açudes do Estado: Banabuiú, Orós e Castanhão.

 

10 de junho (tarde) = Visita técnica ao açude Faé, em Quixelô, para verificar de perto a problemática que há no sangradouro do açude e sobre as áreas que beneficia na sua jusante, seguida da visita à barragem da cidade de Quixelô que foi destruída e precisa de reforma urgente, porque está apenas com um barreiro retendo água para abastecimento humano da cidade e foram feitos alguns encaminhamentos às autoridades competentes e contatos com a prefeitura local.

 

16 de junho (manhã) = Reunião extraordinária do CSBHAJ, em Assaré, para definição dos parâmetros de alocação de 12 dos 128 açudes monitorados pela COGERH na nossa Bacia do Alto Jaguaribe, definindo o mínimo e o máximo de vazão para ser definido nas comissões gestoras desses reservatórios.

 

16 de junho (tarde) = Visita ao projeto de mandala do senhor Januário (membro do CSBHAJ), que trabalha de forma racional no uso da água e atende ao cultivo de várias culturas de forma sustentável.

21 de junho (manhã) = Realização de um Seminário do Meio Ambiente na Faculdade Vale do Salgado, em Icó, com palestras e várias apresentações de trabalhos e projetos relevantes na área ambiental e foram retiradas ações concretas de recuperação de áreas no vale do Salgado com parceria da secretaria de agricultura e meio ambiente de Icó.

29 de junho = Audiência Pública no Memorial de Patativa do Assaré com a participação direta do CSBHAJ, da Comissão gestora do Canoas, SEMACE, Poder público municipal, Promotoria Pública e população em geral, para juntos tratar da problemática dos balneários e do lixo ao entorno do reservatório e das casas de veraneio construídas irregularmente no açude.

 

30 de junho = Primeira reunião de alocação negociada de água do açude Faé, em Quixelô.

 

5 de julho = Reunião de alocação de água do açude Arneiroz II, em Arneiroz, com a comissão gestora deste reservatório, CSBHAJ e COGERH. Desde 2007 que o açude Arneiroz II está perenizando um trecho de 125 km de Arneiroz à barragem da cidade de Jucás, garantindo água todo o ano para abastecimento humano e para o desenvolvimento na irrigação, pesca e criação de animais. Obs.: Muitas outras reuniões de alocação negociada de água aconteceram nos outros açudes durante o mês de julho, com a presença da COGERH e de outros membros do CSBHAJ.

21 e 22 de julho = Reunião do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas – FCCBH, em Fortaleza, reunindo os presidentes e diretorias dos 10 comitês do Estado para tratar de assuntos relevantes na atuação desses colegiados dentro do Sistema de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado.

5 de agosto = 31ª reunião ordinária do CSBHAJ, em Icó, onde o principal assunto de pauta foi o protesto de insatisfação do colegiado com a demissão de Hewelanya da COGERH, de modo que todos assinaram um abaixo-assinado em sua defesa, que foi entregue, em mãos, para Amsterdã da SRH para repassar ao secretário de recursos hídricos do Estado. O coordenador do FCCBH, Barbosa Soares, acertou audiência com o secretário da SRH para 09 de agosto.

9 de agosto = Audiência de uma comitiva do CSBHAJ: Alcides Duarte (presidente), Jucil Lopes (secretário geral), Fernando Pereira (STR Jucás e membro do Comitê) e Barbosa Soares (coord. Geral do Fórum Cearense CBH), onde fomos tratar da defesa pela permanência de Hewelanya na coordenação do núcleo de gestão participativa e secretaria executiva do CSBHAJ. Obs.: A nossa luta foi válida, pois Hewelanya foi reconduzida ao seu cargo e continua trabalhando na COGERH com o Comitê de Bacia do Alto Jaguaribe.

2 a 6 de setembro = Atuação do CSBHAJ num stand durante a 48ª ExpoIguatu, um trabalho brilhante de divulgação do Comitê e da COGERH, merecendo destaque o técnico de gestão, Gutemberg Fernandes, pela iniciativa e pelo desempenho na organização de tudo. Agradecimentos também ao vice-presidente, Gideone, pela doação de 500 mudas nativas que foram distribuídas com o público, além de informativos gráficos e exibição de vídeos.

10 de setembro = Grito dos excluídos em defesa dos pobres e do meio ambiente (realização da Diocese de Iguatu, no SESC).

 

7 de outubro = Visita ao canal Orós-Feiticeiro com o repórter do Diário do Nordeste, Honório e CSBHAJ (Alcides, Paulo Landim e Marta Rocha) para conhecer in loco os problemas visíveis deste projeto e analisar melhor os benefícios por ele alcançados.

 

18 e 19 de outubro = Capacitação do PRODHAM, em Iguatu, sobre Convivência com o semiárido e técnicas para usos satisfatórios dos solos e seus recursos hídricos.

24 a 28 de outubro = XIII ENCOB – São Luiz-MA. O CSBHAJ foi representado por seu vice-presidente, Gideone Matos, e pelo representante do CVT de Icó, João Ancelmo. Pela COGERH Regional de Iguatu foi representando o Sr. Gutemberg Fernandes.

26 de outubro = Formalização da Comissão Gestora – CG – do açude Faé (Quixelô).

4 de novembro = 32ª reunião ordinária do CSBHAJ, no Hotel Exposição de Iguatu, dentre outros assuntos em pauta, Hewelanya fez seus agradecimentos ao CSBHAJ pela sua permanência na COGERH, Gideone e Ancelmo relataram sobre o XIII ENCOB, atualização do novo site do Comitê (www.csbhaj.com.br), participação do FCCBH, apresentação do açude Mamoeiro (Antonina do Norte), homologação da CG do Faé e definição da capacitação técnica.

 

11 de novembro = Posse da CG do Faé, no sítio Angicos, Quixelô.

 

18 de novembro = Capacitação dos membros da CG do açude Muquém (Cariús) com palestras sobre psicultura, aquicultura e apicultura.

 

28 de novembro = Audiência pública sobre projeto municipal de saneamento e da participação de Saboeiro no Consórcio do aterro sanitário de Assaré (Saboeiro) e que a Câmara municipal havia votado contra e era preciso fazer este trabalho para buscar uma solução para o problema, a fim de não prejudicar toda a população saboeirense e da região.

 

30 de novembro = Reunião da diretoria para planejamento do ano de 2012, na COGERH.

 

2 de dezembro = Posse da diretoria executiva e conselho fiscal da Federação das Associações de Jucás, onde foi vencedora a Chapa Forte, tendo como presidenta: Rosângela Teixeira e vice: Wágner Camilo. Foi uma linda festa de confraternização e comemoração.

 

8 e 9 de dezembro = Reunião do Fórum Cearense dos CBH com uma participação atuante do presidente do CSBHAJ, Alcides Duarte, onde vários assuntos foram abordados e discutidos, como: criação do FCCBH, site do Fórum (www.forumcearensedecbh.com.br), palestras sobre recursos do Interágua e do IBGE, avaliação do XIII Encob (São Luís, MA), regulamentação dos CBH, participação dos CBH no CONERH, criação das CG nas bacias, crítica à portaria 518 do MS sobre potabilidade da água, participação dos CBH na realização dos eventos: Pré-Encob (fev/2012, Salvador-BA), Fórum Mundial (mar/2012, França), Rio+20 (jun/2012, Rio de Janeiro-RJ), II Enecob (out/2012, Fortaleza) e do XIV Encob (nov/2012, Cuiabá-MT), dentre outros.

 

13 e 14 de dezembro = Capacitação técnica in loco sobre o canal Orós-Feiticeiro, desde a casa de bomba, na parede do açude Orós, até o açude Feiticeiro, em Jaguaribe. Na noite do dia 13 houve a confraternização dos membros do CSBHAJ na ilha Encanto das Águas, no açude Orós. No dia 14, pela manhã, houve a última reunião ordinária do ano, onde foi apresentado o calendário para 2012, a cartilha do nosso Comitê, eutrofização dos açudes públicos e formação de comissão para buscar providências sobre o canal Orós-Feiticeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *