Os agricultores na região Centro-Sul estão preocupados com a falta de chuva. Embora o inverno comece mais tarde nesta região, é comum a ocorrência de chuva na segunda quinzena de dezembro e em janeiro. São as precipitações da pré-temporada, que permitem o preparo de solo e os primeiros cultivos de grãos.

Neste ano, a chuva está demorando a chegar e a sensação é que houve um aumento na temperatura. “Estou preocupado e parece que o inverno vai ser tardio”, disse o agricultor, Francisco Souza, do distrito de José Alencar, zona rural de Iguatu. “Mas acredito que teremos boas chuvas”.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa, disse que nos últimos dias os agricultores têm reclamado e mostrado preocupação com o atraso da chuva. “Até na região Sul do Ceará, no Cariri, onde chove primeiro, a chuva está fraca”, observou. “Vamos acreditar em um bom inverno porque ainda está cedo”.

Poucos produtores rurais prepararam a terra para o plantio de sequeiro, aguardando, portanto, a ocorrência das primeiras precipitações.

Do DN Centro Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *