No último dia 26, na Câmara Municipal de Cariús, às 09:30 horas, aconteceu a Reunião de Avaliação da Operação 2016.2 e Operação Emergencial 2017.1 do Açude Muquém.
O objetivo da reunião foi avaliar a operação do reservatório no meses de junho de 2016 até janeiro de 2017 e definir a operação emergencial para o açude no primeiro semestre de 2017. O gerente regional da COGERH de Iguatu, Lauro Filho, apresentou os dados técnicos do açude Muquém, que se encontra, atualmente, com 13,17 % de sua capacidade e o prognóstico da FUNCEME sobre a estação chuvosa de 2017, que apresenta 40% de possibilidade de chuvas na média do Estado. Foram apresentados dois cenários para a Comissão Gestora do açude, que escolheu a vazão média de 150 Litros por segundo, cuja prioridade absoluta da liberação é o abastecimento das sedes de Jucás e Cariús. Como demanda da reunião, a COGERH realizará uma reunião com os irrigantes do trecho perenizado pelo açude Muquém, para informar da prioridade da liberação.
Estiveram presentes 13 membros da Comissão Gestora do açude Muquém. Representando também a COGERH de Iguatu esteve a analista Isabel Cavalcante, os técnicos Naiara Izídio e Gutemberg Fernandes e o agente de guarda e inspeção do reservatório-AGIR, Ronaldo Lopes.
Analista em Gestão de Recursos Hídricos