No dia 02 de fevereiro, às 10:30, no Salão Paroquial de Aiuaba, ocorreu a Reunião de Avaliação da Operação 2016.2 do açude Benguê.
O objetivo da reunião da reunião foi avaliar a operação do reservatório no segundo semestre de 2016 e definir a operação emergencial do açude no primeiro semestre de 2017. O gerente regional da COGERH de Iguatu, Lauro Filho, apresentou os dados técnicos do açude Benguê, que se encontra atualmente com 14,24% de sua capacidade e esclareceu o prognóstico divulgado pela FUNCEME sobre a estação chuvosa de 2017, onde existe 40% de possibilidade de chuvas na média do Estado. A Comissão Gestora do açude Benguê aprovou por uma operação para atender somente o abastecimento humano do município de Aiuaba e algumas captações de carros pipa para o próprio município, com 20 Litros por segundo durante o período de fevereiro a julho de 2017. Os membros da Comissão Gestora discutiram sobre a necessidade do uso mais eficiente da água no município diante das incertezas climáticas para a região.
Estiveram presentes 11 participantes, sendo 6 membros da Comissão Gestora do Açude Benguê. Representando também a COGERH de Iguatu esteve a analista Isabel Cavalcante, os técnicos Naiara Izídio e Gutemberg Fernandes e o agente de guarda e inspeção do reservatório-AGIR, Ernilsom Mota.
Analista em Gestão de Recursos Hídricos