O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe participou nesta segunda-feira (24), às 9h, no auditório da SEMA, da II Reunião do Comitê Previna, responsável pelo Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais. Participaram do encontro representantes da SEMA, da Defesa Civil do Estado do Ceará, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), da Superintendência de Obras Públicas (SOP), da Funceme, do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Na pauta da reunião, definição de metas e ações que serão implementadas ao longo do ano e distribuição de responsabilidades entre os órgãos que compõem o Comitê, com o objetivo de reduzir os índices de incêndios florestais em todo o território cearense, além de proteger o meio ambiente e as comunidades locais. Segundo a técnica da SEMA, Carollyne Matos, coordenadora do Previna, o principal objetivo da reunião foi a atualização do decreto do Comitê e a articulação entre os órgãos estaduais e municipais na coordenação e execução de ações que visem a diminuição dos incêndios florestais.
Durante o encontro, a coordenadora fez referência à questão da frequência de reuniões do comitê. “É importante a participação na coordenação das ações realizadas pelos órgãos, de tal forma que, neste segundo semestre, pretendemos nos reunir, de forma extraordinária, mensalmente”, antecipou. O Comitê Previna, instituído pelo Decreto nº 27.596, de 20 de outubro de 2004 e alterado pelos Decretos Estaduais Nº 27.748, de 28 de março de 2005 e Nº 30.065 de 30 de dezembro de 2009, é coordenado pela SEMA.