Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe elaborou projetos sustentáveis que unem a educação ambiental e sustentabilidade, por meio da iniciativa da Comissão Socioambiental, seguindo a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) implementada na Companhia.

Dentre as ações planejadas, estão a reutilização da água dos ares condicionados, a criação de uma horta sustentável e a coleta de resíduos sólidos produzidos no local de trabalho e também no ambiente familiar dos colaboradores.

Além disso, essas práticas irão promover benefícios tanto para a empresa quanto para a comunidade local, viabilizando a conscientização e a preservação do meio ambiente.

Horta sustentável

Foi implementada na regional uma horta para promover a sustentabilidade e o bem estar dos futuros consumidores dos alimentos cultivados. Os produtos serão doados para ONG’s e entidades necessitadas no município de Iguatu, como a Casa de Acolhimento Padre José Marques, que atende cerca de cem famílias em situação de vulnerabilidade social.

Estão sendo cultivados coentro, alface, pimentão, pimenta de cheiro, cebolinha e plantas medicinais a partir do método de irrigação por gotejamento, que aplica gotas nas raízes das plantas de forma controlada, reutilizando a água dos ares condicionados da gerência.

Coleta de Resíduos Sólidos

Visando a sustentabilidade corporativa, foi implementado um sistema de coleta seletiva e reciclagem. Durante o processo de planejamento, foi estabelecido um acordo com um reciclador, que irá recolher de quinze em quinze dias os materiais utilizados e separados pelos colaboradores, como papel, metais e plásticos, para reciclagem e destinação correta dos resíduos sólidos.

Além disso, o Consórcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe (CORRAJ), está colaborando com a doação de ecopontos de pilhas, lâmpadas e óleo, para que sejam recolhidos e descartados de forma correta, reduzindo os impactos ambientais.

Essas iniciativas não apenas promovem um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo, mas também refletem um compromisso genuíno com a sustentabilidade, beneficiando a empresa, seus colaboradores e a sociedade como um todo”, destaca Kevin Brasil, Coordenador da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *