Gerencia de Iguatu realiza Levantamento de construções irregulares e de fontes poluidoras na Faixa de 100 metros (APP) dos açudes Canoas, Muquém e Arneiroz II.

Objetivando mapear as construções irregulares e fontes de poluição nos açudes de domínio do estado na sub-bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe, a gerencia regional de Iguatu realizou entre os dias 03 e 11 de janeiro de 2012 o supracitado mapeamento nos açudes Canoas (Assaré), Muquem (Cariús) e Arneiroz II (Arneiroz). De posse das informações, o próximo passo será encaminhar para a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) para que sejam tomadas as providências cabíveis.

No total, 57 pontos foram georreferenciados, no qual, destacam-se a existência de dezenas de construções irregulares (casas, balneários), desmatamento/queimadas, salga de peixes e camarão á margem dágua e centenas de animais pastando sobre a bacia hidráulica dos açudes objeto do levantamento.

A referida demanda trata-se de um grande anseio, por parte do Comitê de bacia do Alto Jaguaribe e comissões gestoras destes sistemas, que estão bastante preocupados com a qualidade de água desses mananciais para o atendimento de suas necessidades, em especial, o abastecimento humano. Qualidade esta comprometida devido as constantes agressões causadas por ações antrópicas na Área de Preservação Permanente (APP) dos reservatórios.

Os próximos mapeamentos estão previstos para acontecer nos açudes: Faé (Quixelô), Benguê (Aiuaba) e Parambu (Parambu).

COGERH

Gerencia Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe

Iguatu – Ce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *