Colegiado Coordenador do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas se reúne em Salvador-BA, nos dias 15 e 16/12/2015, para discutir assuntos pertinentes  aos CBHs e à situação hídrica no Brasil, concluir e aprovar programação e realizar Lançamento do XVIII ENCOB
Nos dias 15 e 16 de dezembro, o grupo de coordenadores dos fóruns estaduais e representantes dos CBHs em seus estados (que ainda não têm fórum), realizaram mais uma importante reunião do colegiado coordenador do Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, na cidade de Salvador-BA, onde acontecerá o próximo ENCOB (XVIII Edição).
A coordenação geral do Colegiado Nacional, composta por dois coordenadores gerais: Affonso Henrique (RJ) e Luís Carlos (SE), e dois coordenadores adjuntos: Anivaldo Miranda (AL) e Leonice Lotufo (MT), conduziram a reunião que teve, inicialmente, a apresentação e aprovação da pauta, e aprovação da ata da reunião anterior. Estiveram presentes coordenadores dos fóruns estaduais e representantes legais (onde não tem fórum ainda) de vários estados brasileiros, e do Ceará estiveram participando os coordenadores do FCCBH: Alcides Duarte (Comitê do Alto Jaguaribe / Jucás) e Geneziano Martins (Comitê do Banabuiú / Limoeiro do Norte).
A seguir, a AGEVAP apresentou seu trabalho e se propôs ser a delegatária, a disputar com a REBOB (que há 8 anos vinha organizando os ENCOBs), a função ser a pessoa jurídica responsável pela organização e captação de recursos públicos para o patrocínio do XVIII ENCOB 2016, em Salvador-BA, a se realizar de 03 a 08/07/2016. A REBOB, presidida pelo experiente Antonio Lupércio, evitou uma disputa e retirou o nome da REBOB, para dar oportunidade da AGEVAP mostrar seu trabalho, mas que iria ajudar dentro do possível. Assim, a delegatária aprovada foi a AGEVAP – RJ.
A empresa Executiva já havia sido aprovada em reunião anterior e fez breve apresentação do andamento das coisas até então e dos seus informes.
Depois teve discussão sobre o desastre ambiental acontecido no rio Doce – Mariana-MG, e foi proposta uma moção cobrando providências das autoridades em agilizar a restauração dos estragos em toda a bacia deste grande Rio. A próxima reunião do colegiado nacional dos CBHs foi transferida de Brasília-DF para Belo Horizonte-MG, nos dias 17 e 18/02/2016, sendo que no dia 18 acontecerá uma visita técnica em Mariana-MG, para se ver de perto a situação do desastre.
Após isso, a comissão local, anfitriões e representantes do Governo da Bahia, apresentou seus informes e as novidades na luta pela organização e realização do evento, que acontecerá em julho/2016, na capital baiana.  Depois foi a apresentação das respostas das moções de 2014 (XVI ENCOB, em Maceió-AL). Por fim, os representantes dos CBHs no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Paulo (RS) e Carlão (SP) fizeram uma apresentação bem completa sobre a missão e trabalho, detalhadamente, do CNRH. Na oportunidade, também foi falado sobre a criação de um banco de dados dos CBHs e criação de uma revista do próprio FNCBH.
No dia seguinte, 16, todos os representantes dos CBHs foram participar do Lançamento do XVIII ENCOB 2016 no auditório da SEINFRA, contando com várias autoridades locais e coordenação do FNCBH.
Após o lançamento, no período da tarde, o colegiado nacional se reuniu novamente para dar continuidade à pauta, discutindo e aprovando a programação do XVIII ENCOB 2016.
Alcides Duarte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *