Nos dias 22 e 23 de maio, o colegiado do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas esteve reunido no CEU, Condomínio Espiritual Uirapuru, em Fortaleza, onde reuniu representantes da SRH, da Cogerh e das diretorias dos Comitês de Bacias do Estado. Estiveram presentes as diretorias dos CBHs: Alcides Duarte (coordenador geral) e Ceza Cristóvão (Alto Jaguaribe), Guedes e Flaviana Guimarães (Médio), Cláudio Neto (Baixo), Jaquelina Lucena e Marcus Torres (Salgado), Geneziano Martins (coordenador adjunto) e Edson (Banabuiú), Mazinho Oliveira (secretário geral) e José do Egito (Curu), Mailde e Pedro (Metropolitana), Roberto Aguilar, Maria Assunção e Barbosa Soares (Litoral), Luiz Carlos e João Batista (Acaraú), Benedito (Coreaú), Judite Araújo e Carlos Dias (Ibiapaba), Wanderley e Nilce Souza (Crateús); além dos representantes da Cogerh: Mires Bouty, Sandra Barros, João Lúcio, Márcia Caldas (Fortaleza), e Izabel Cavalcante, Bruno Cavalcante, Gutemberg Fernandes, Leandro Nogueira, Alberto Medeiros, Bartolomeu Almeida, Marcelo Bezerra, Dayana Magalhães, Telma Pontes, Pedro Gonçalves (gerências regionais); e da SRH: Paulo Miranda, Ana Cláudia e Eliane Cortez. Foi justificada a ausência do gerente de recursos hídricos da Cogerh, Ubirajara Patrício, visto que o mesmo estava em tratamento de saúde. Contudo, a equipe da Cogerh, representada por Mires, Sandra e João Lúcio, representaram-no muito bem.
No primeiro dia, a reunião teve início com a formação da mesa e a palavra facultada às autoridades presentes representando a SRH, Cogerh e Fórum Cearense de CBH, prosseguindo com leitura da ata da reunião anterior feita pelo secretário geral Mazinho Oliveira. Em seguida foi proferida uma palestra pelo presidente da Cooperativa de Reflorestamento do Nordeste, Godofredo Nadler, que divulgou o trabalho da cooperativa em projetar o reflorestamento da caatinga em áreas degradadas, a fim de recuperar nosso bioma, único no mundo, mas ameaçado de extinção pelo descaso e crescente desmatamento. Este projeto está sendo implantado nas terras do presidente do CSBH do Médio Jaguaribe, Holanir Cabral, vulgo Bolinha, sendo uma experiência exitosa deste colegiado para o FCCBH. Na sequência, foi aberto o espaço dos comitês, onde se apresentaram os colegiados do Baixo, Médio, Alto, Banabuiú e Salgado. Depois houve uma apresentação da Assessoria de Gestão Ambiental – ASGAM/Cogerh, muito bem feita por Ana Cristina, sobre as capacitações que estão sendo oferecidas aos CBHs, que deverão se articular para receberem em suas bacias.
No segundo dia de encontro, iniciou-se com um momento de oração conduzido por Maria Assunção e recitação de poesia por Cláudio Neto, seguido do momento solene da comenda Antonio Ribeiro Zaranza entregue a Geneziano Martins (Banabuiú) em homenagem e reconhecimento pelos seus relevantes serviços prestados na gestão participativa de recursos hídricos, repleto de elogios e agradecimentos por parte de todos, especialmente da gerência e diretoria de sua bacia. Logo após, o coordenador Alcides Duarte procedeu aos informes e encaminhamentos, sendo os principais: 1. Agendamento da visita técnica ao CAC (Cinturão das Águas do Ceará) para 24 e 25/04/2014 com pontos Jati, Brejo Santo, Barbalha e Crato; 2. Solicitação do calendário de reuniões dos CBHs para a coordenação do FCCBH; 3. Indicação de nomes para homenagem comenda Zaranza dos CBH do Coreaú, Ibiapaba, Crateús e Salgado; 4. Inscrição de experiências exitosas para o FCCBH dos CBH do Salgado, Baixo, Metropolitana, Acaraú, Ibiapaba, Crateús, Litoral e já ficando acertadas as dos CBH do Coreaú e Curu para segundo semestre de 2014; 5. Votação e aprovação por parte do FCCBH para Cogerh licitar um ônibus para condução da comitiva do Ceará ao XVI ENCOB (Encontro Nacional de CBH) que acontecerá de 24 e 28/11/2014, em Maceió-AL; 6. Apresentação de relato das discussões e deliberações da reunião do colegiado coordenador do Fórum Nacional de CBH, de 15 e 16/05/2014, em Manaus-AM, e sobre o lançamento do XVI Encob, dia 03/06/2014, em Maceió-AL; 7. Inscrição de temas para contatar palestrantes para as próximas reuniões do FCCBH; 8. Promover contato com o Comitê Integrado de Combate à Seca para trabalhar em parceria com o FCCBH e CBH-CE; 9. Solicitar ao CONERH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos) a criação de resoluções para controlar a ampliação de área produtiva e de empréstimos pelos bancos com base na garantia de oferta de água para evitar problemas futuros; dentre outros; 10. Inscrição de experiências exitosas para o XVI ENCOB por meio do site. Depois foi feita uma apresentação por Barbosa Soares, representante dos CBH no CONERH, sobre a situação hídrica no Estado e a problemática dos abastecimentos de água e colapso por falta de água em quantidade e qualidade para a população de vários municípios, levando em conta a baixa capacidade dos reservatórios devido a seca. Na sequência, houve debate e depois uma apresentação dos objetivos do recurso do Progestão/ANA para a SRH, ficando da coordenação do FCCBH se reunir com o secretário da SRH para buscar outras fontes de recursos para a realização do II ENECOB (Encontro Estadual de CBH), previsto para o Crato, para o final deste ano. Por fim, foi reaberto o espaço dos comitês, onde se apresentaram os CBH: Curu, Litoral, Coreaú, Acaraú, Ibiapaba, Crateús e Metropolitana.
“Na ocasião da reunião, Ceza Cristóvão (Alto) foi o fotógrafo oficial e deu uma contribuição importante para o evento, devido sua atenção, participação e registros feitos durante toda a reunião. Parabéns pela seriedade e compromisso”, elogiou o coordenador do FCCBH, Alcides Duarte.
A próxima reunião será nos dias 21 e 22 de agosto do corrente ano e até lá vários encaminhamentos serão feitos pelo núcleo gestor do FCCBH, enquanto nesse mês de junho se realizarão as reuniões de alocação negociada de água dos principais reservatórios do Estado do Ceará.