No último dia 23 a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu em parceria com o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, realizou a Reunião de Alocação Negociada das Águas do Açude Mamoeiro.

A reunião aconteceu no Auditório Municipal Maria Luciliana Braga, localizado no centro de Antonina do Norte-CE e contou com a participação de usuários do açude, representantes da sociedade civil e do poder público do município. O analista em gestão de recursos hídricos Cássio Sales apresentou os dados técnicos do açude Mamoeiro, que possui capacidade de acumulação de 20,49 milhões de m³, é monitorado pela COGERH desde 2013, ano de sua conclusão, e sua principal demanda é o abastecimento humano de sede de Antonina do Norte. Atualmente o açude encontra-se com 73,55% da sua capacidade volumétrica, correspondendo a 15,07 milhões de m³. Na reunião ficou aprovada, de forma consensual, a vazão média de 50 L/s, que deve ser liberada pela válvula de forma contínua pelo período de 24/07/2019 à 31/01/2020, onde o manancial deverá chegar com 45,8% de sua capacidade, com variação negativa de 2,33m da cota atual. O objetivo da operação é atender o abastecimento humano de comunidades localizadas no trecho, que corresponde a um percurso de 20 km.

A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante e a assistente administrativa Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *