No último dia 15, o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizou sua 24ª Reunião Extraordinária, por meio da plataforma virtual Cisco Webex Meetings.

 

A Reunião teve como pauta única o atendimento de uma demanda da Comissão Gestora do Açude Faé, localizado no município de Quixelô, para liberação da água do manancial. O açude Faé passou os últimos 5 anos totalmente seco, mas hoje encontra-se com 65% de sua capacidade, que corresponde à 9,344 milhões de m³. Os membros da Comissão Gestora do açude Faé apresentaram um levantamento da necessidade de água para alimentar os poços e os animais do trecho. A equipe técnica da COGERH de Iguatu realizou um estudo no trecho ratificando a demanda apresentada pela Comissão Gestora.

 

Diante da demanda os membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe decidiram pela liberação da vazão média de 190 L/s, no período de 15/09/2020 até 31/01/2021, que deve beneficiar os ribeirinhos em um percurso de 13 km. Na reunião estiveram presentes 34 instituições membro do CSBHAJ, além de representantes da Comissão Gestora do açude Faé e dos usuários do trecho.

 

Da secretaria executiva, a COGERH de Iguatu, participaram o gerente regional Anatarino Torres, o coordenador de operação Isaac Dias, a coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a analista Isabel Cavalcante, o técnico Gutemberg Fernandes, a assistente administrativa Núbia Vitor e o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR) Silderlândio Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *