No dia 11 de julho o Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizou sua 19ª Reunião Extraordinária, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFCE de Iguatu.
Na ocasião a meteorologista da FUNECEME, Meiry Sakamoto, apresentou o resumo da quadra chuvosa de 2018, onde a precipitação média na bacia do Alto Jaguaribe foi de 431 mm, e a tendência para 2019, onde os modelos indicam um aumento da temperatura do oceano pacífico, podendo haver a formação do fenômeno el niño. A segunda apresentação foi do gerente regional da COGERH/Iguatu, Anatarino Torres, e discorreu sobre os parâmetros de alocação dos açudes da bacia do Alto Jaguaribe, onde o colegiado definiu vazões de operação dos açudes Arneiroz II e Muquém para serem analisados pelas respectivas Comissões Gestoras.
O evento contou com a presença de 26 instituições membros do Colegiado. A COGERH/Iguatu esteve representada pelos coordenadores dos Núcleos de Gestão e Operação, Hewelânya Uchôa e Mardonio Mapurunga, pelos analistas em Gestão de Recursos Hídricos, Isabel Cavalcante e Isaac Dias e os técnicos Gutemberg Fernandes e Naiara Izídio.