O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto do Jaguaribe realizou nesta quinta-feira (22), de forma itinerante, o Curso de Capacitação na modalidade de “Trilha Urbana” no Rio Jaguaribe, no município de Iguatu.
A capacitação contou com a presença de 31 participantes, sendo nove instituições do colegiado, e teve como objetivo visitar trechos urbanos e verificar os vários problemas ambientais como assoreamento, ausência de mata ciliar, lançamento de esgoto, lixo, construções e entulho às margens do Rio.
Durante todo o percurso, o membro do Comitê Cícero Correia Lima (Neto Braga) falou sobre a história de urbanização de Iguatu. Às margens do Jaguaribe, apresentou os antigos poços que abasteciam a sede local, e o equipamento onde funcionou o ministério da agricultura de Iguatu.
Os pontos visitados foram a ponte férrea sob o Rio Jaguaribe, a Rua Manoel Alexandre de Souza – Campo do Esso, a Beira Fresca – no Bairro Prado, e a Rua José de Alencar, no Bairro Bugi.
A Gerência Regional da Cogerh de Iguatu esteve representada pela coordenadora de gestão, Hewelanya Uchôa; o técnico Gutemberg Fernandes; assistente administrativa, Núbia Vitor; o motorista João Paulo Albino, e a estagiária Ana Paula Gomes.