O Comitê da sub-bacia do Alto Jaguaribe realizou, na quinta-feira (12), sua 84° Reunião Ordinária, na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) de Iguatu.
Homenagens referentes a 2023
Membros do Comitê receberam a Comenda Alto Jaguaribe, que homenageia entidades com relevantes serviços para a gestão hídrica e ambiental da região, uma para cada segmento do colegiado.
FRUTIVALLE – Jacson Barros de Souza
Fórum de Sustentabilidade – Ednaldo Alves do Carmo
Prefeitura de Acopiara – Danilo Rodrigues Bastos
ICMBIO – Raimundo Rubis Bezerra
Além deles, houve entrega das condecorações Honra ao Mérito – 14 de Maio, destinada para membros de cada segmento e um de fora da plenária para reconhecer o esforço nos trabalhos pelo Comitê.
Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Saae de Quixelô – José Omar de Araújo
Associação Santa Edwirges – Cícero Correia Lima
Prefeitura Municipal de Iguatu – Francisco Rodrigues de Araújo
Secretaria de Recursos Hídricos SRH – Márcia Soares Caldas
COGERH – João Lúcio Farias
Recurso Procomitês
Márcia Caldas, da Secretaria de Recursos Hídricos, apresentou ao colegiado o uso do recurso Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitês) investido ao longo do ano e o saldo remanescente para o CSBH Alto Jaguaribe.
O programa é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas (ANA). Seu objetivo é melhorar o desempenho dos Comitês de Bacias Hidrográficas e consolidá-los como espaços de formulação de políticas de recursos hídricos.
Chuvas para 2025
Durante a reunião, também foi apresentado o cenário das chuvas no Ceará para 2025 pela metereologista da Funceme, Meiry Sakamoto.
A especialista apontou que, segundo as condições atuais da Temperatura da Superfície do Mar no Oceano Pacífico, há 50% de chance de La Ninã para o Trimestre Janeiro, Fevereiro e Março, 49% de condições neutras e apenas 1% para El Niño. Ou seja, o cenário é de maior precipitações do que a média para o começo do ano.