Nesta quinta-feira (28), a Comissão Gestora do açude Muquém, junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, se reuniu para acompanhar a Operação 2024.2 do reservatório, em Cariús.
Na ocasião, o Gerente da regional, Welliton Ferreira, apresentou a situação atual do reservatório, o trecho perenizado, o histórico da operação e o cenário de liberação aprovado na última reunião.
Cenário aprovado no último encontro:
• Cenário 03 – 400 L/s que permitia uma descarga para chegar na divisa Cardoso/Penha por um trecho de até 45 km, também assegurando a captação de Cariús, com descarga de 800 L/s por 80 dias.
O açude Muquém está atualmente com 37,25 milhões de m³, equivalente a 80% de sua capacidade total, e abastece os municípios de Cariús e Jucás. Para 2024.2, o açude Muquém perenizou 45 km de extensão, que além do uso para abastecimento humano, vem sendo utilizada para dessedentação animal e irrigação.
A operação iniciou na segunda quinzena de julho e se encerrará em janeiro de 2025, como foi aprovado pela Comissão Gestora, com saldo positivo de 3,59 milhões de m³ no seu volume.
Estiveram presentes 20 participantes, sendo dez membros da Comissão Gestora do Muquém. Pela Cogerh, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira e a Auxiliar Técnica, Shérida Gomes.