O Comitê da Sub-bacia do Alto Jaguaribe realizou nesta segunda-feira (5) sua 78° Reunião Ordinária, no auditório do IFCE – Campus Cajazeiras, em Iguatu.
O encontro foi marcado pela celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, com o seminário “Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem” e pela aprovação dos Parâmetros mínimos e máximos de vazões para Alocação Negociada de Água dos Açudes isolados da Sub-bacia.
Parâmetros de Alocação Negociada dos Açudes Isolados
O coordenador do núcleo de operação da Cogerh de Iguatu, Cassio Sales, apresentou Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, atualmente com 1,8 bilhão de m³, equivalente a 65,14% de sua capacidade máxima. Em seguida, falou sobre o quadro de criticidade dos reservatórios e explicou que o Açude Benguê, em Aiuba, está sem possibilidade de alocação.
Após deliberações, o Comitê definiu e aprovou os Parâmetros de Alocação para cinco açudes que irão operar neste 2º semestre de 2023:
- Açude Trussu – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 300 L/s
- Açude Mamoeiro – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 50 L/s
- Açude Muquém – Mínimo: 200 L/s; Máximo: 380 L/s
- Açude Arneiroz II – Mínimo: 50 L/s; Máximo: 400 L/s
- Açude Canoas – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 100 L/s
- Açude Faé – Mínimo: 0 L/s; Máximo: 100 L/s
A vazão do Açude Orós, maior reservatório do Alto Jaguaribe, será definida na Reunião de Alocação dos Vales do Jaguaribe e do Banabuiú, em julho.
Dia do Meio Ambiente
Abrindo a Semana do Meio Ambiente, as palestras “Impacto dos Resíduos Sólidos nos Corpos Hídricos”, “Ações de Preservação Ambiental no Município de Iguatu” e “Área de Preservação Ambiental e ECOTrilha – IFCE” foram apresentadas pela Superintendente do Consorcio Regional de Resíduos do Alto Jaguaribe (CORRAJ), Monaliza Sales, pelo Técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (Semaspa Iguatu), Vanilson Gomes e pelo professo do IFCE, Wellington Canuto, respectivamente.
O Comitê ainda preparou várias ações para a semana em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente entre os dias 5 e 14 de junho. Dentre os eventos, ocorreram Rodas de Conversas, Oficinas e Palestras em cinco municípios da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe.
Resoluções
Além disso, o comitê aprovou as resoluções 7 e 8 para a criação da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Mamoeiro e para aprovação do Plano de Recursos hídricos da sub-bacia hidrográfica do Alto Jaguaribe.