Também foi apresentado o Plano de Recursos Hídricos da Bacia

 

O Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, em sua 70ª Reunião Ordinária realizada de forma virtual, debateu e aprovou as vazões de liberação dos açudes isolados da região, referente ao processo de Alocação Negociada de Água do segundo semestre do ano.

O gerente da Cogerh de Iguatu, Anatarino Torres, apresentou os detalhes da Alocação Negociada de Água dos açudes isolados da região do Alto Jaguaribe. O processo de alocação consiste na definição das vazões de um reservatório e ocorre anualmente, entre os meses de junho e agosto, após o período de chuvas. Dentre os principais objetivos definidos na reunião, estão a dessedentação animal, a irrigação e o abastecimento humano.

Na sequência, Ubirajara Patrício, da Diretoria de Planejamento da Cogerh, apresentou o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe. O Plano é uma espécie de guia para a gestão de águas em cada região hidrográfica e tem como objetivo propor ações e estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos decorrentes do uso dos recursos hídricos.

Também foram apresentadas e aprovadas as resoluções nº 3 e 4/2021, que dispõem respectivamente sobre a metodologia para o processo de alocação de água 2021.2 dos açudes isolados do Alto Jaguaribe e sobre a validação dos conceitos do comitê – missão, visão e valores – assim como a criação dos grupos de trabalho para o Planejamento Estratégico de Bacia. Logo após as discussões, os membros sugeriram que a Comenda Antônio Zaranza fosse entregue ao ex-membro Antônio Maria Pereira Vale em forma de homenagem.

A reunião contou com a presença de 39 participantes, sendo 32 instituições membros. Representando a Cogerh de Iguatu estiveram presentes o gerente Anatarino Torres, a secretária executiva Hewelanya Uchôa e a estagiária de comunicação Shérida Gomes. Participou também a supervisora do comitê do Alto Jaguaribe, Celineide Nascimento.

 

Vazões Aprovadas

VAZÕES-AÇUDES-ISOLADOS-ALTO-JAGUARIBE-2021-2022

Declaração de Vacância para cargo de Secretário-Adjunto

Na reunião, a Diretoria do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe declarou aberta uma (1) vaga para o cargo de secretário-adjunto. A organização da eleição será de responsabilidade da Junta Eleitoral formada por Rosângela Maria, atual presidente do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe; Luiz Henrique Pinto, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT; Miguel Alexandre Barbosa, do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Potengi; e Valdimilson Veloso Lima, da Associação de Desenvolvimento Ambiental e Agroecológico dos Inhamuns.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *