Na manhã desta quarta-feira (28), representantes de instituições do poder púbico municipal, estadual e federal, usuários de água e representantes de entidades da sociedade civil, estiveram reunidos em Arneiroz para o Seminário de renovação da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Arneiroz II. A Nova Comissão terá vigência no quadriênio 2023-2027.
O Coordenador de Operações, Cassio Sales, e a Auxiliar Técnica, Nubia Vitor, conduziram o momento de renovação, apresentando o funcionamento da Comissão Gestora e suas atribuições, como ainda as características geoambientais da bacia hidrográfica do Rio Jaguaribe. Também estiveram presentes os membros do Comitê da sub-bacia do Alto Jaguaribe, na qual o açude Arneiroz II pertence.
Após as apresentações técnicas, três grupos foram formados: usuários de água, poder púbico e sociedade civil. A partir da divisão foram realizados debates importantes sobre o trabalho da comissão na barragem.
A Comissão Gestora do Arneiroz II é composta por 15 membros, sendo 6 representantes dos Usuários de Água, 6 representantes da Sociedade Civil Organizada e 3 representantes do Poder Público Municipal, Estadual ou Federal.
Veja a nova formação:
Usuários de Água
1. Francisco Edvan de Souza Oliveira- Usuário de Agua do sitio Amparo
2. Maria Evaneide- Arnepeixe
3. Antônio Cicero Marques- Asso. Dos Pescadores de Tauá
4. Maria Zulmira de Brito Costa- Usuário do Sitio Boqueirão
5. Antônio Valdeson Bezerra da Silva- CAGECE ARNEIROZ
6.Francisco Batista e Silva- Assoc. dos produtores do Sitio Poço da Vaca- Saboeiro
Sociedade Civil
1. Rejane Silva- STTR- Tauá
2. José Mozer dos Santos Viana- SINTSEPANSA- Saboeiro
3. Rosangela Maria Teixeira- AMUSA- Jucás
4. Edval dos Santos Goes- SINTRAF- Jucás
5. Francisca Francinilda Feitosa- STTR- Arneiroz
6.Francisco Leite Dias- Assoc. Comum Boqueirão- Arneiroz
Poder Público
1. Raimundo Edvandro do Santos- Prefeitura de saboeiro
2. Carmelita Laura Alves de Moraes – Câmara de Arneiroz
3. Francisco Renato de Carvalho – Ematerce Tauá
Arneiroz II
O Açude apresenta o acúmulo de 160 milhões de m³, equivalente a 90% de sua capacidade total. Ele é responsável pelo abastecimento da sede de Arneiroz e Tauá através do Sistema Adutor Arneiroz-Sertão dos Inhamuns. Futuramente, este sistema integrará o projeto Malha D’Água beneficiando outros municípios.