A Comissão Gestora do Açude Trussu realizou nesta sexta-feira (4) a Reunião de Acompanhamento da Operação 2022 do reservatório, na Câmara Municipal de Iguatu.
O Coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales, apresentou a ficha técnica do açude, que se encontra com 103 milhões de m³ (38,3% da capacidade máxima). Também mostrou vídeos que retratam os trechos onde a água percorre desde a válvula até o encontro com o Rio Jaguaribe e o histórico de armazenamento desde o ano de 2004.
Cássio lembrou o cenário aprovado pelo Comitê na Reunião de Alocação, em junho, e mostrou o trecho de 22 km, no qual já foi atendido mais de 11 km. Lembrou também que a vazão inicial foi de 192 l/s e hoje encontra-se com 245 l/s, faltando apenas 45 dias para o encerramento da operação.
Por fim, ficou encaminhado que a vazão será reduzida para não prejudicar o tráfego de moradores da comunidade da passagem molhada do Sítio Volta. Consequentemente, os dias de liberação serão estendidos até 31 de dezembro e, assim, atenderá a necessidades de irrigação de Usuários da Varzinha, comunidade que fica no trecho perenizado.
O evento contou com a presença de 10 participantes no geral e dois membros da Comissão Gestora. Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram o gerente regional, Isaac Dias; a coordenadora de gestão, Hewelanya Uchôa; o coordenador de operação, Cássio Sales; as assistentes administrativas, Núbia Vitor e a estagiária Ana Paula Gomes.