No último dia 28 a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou a Capacitação da Comissão Gestora do Açude Arneiroz II com o tema “A problemática das piranhas nos açudes cearenses”.
O evento ocorreu na Câmara Municipal de Arneiroz e contou com a participação de membros da Comissão Gestora e pescadores do município. Na ocasião o analista em gestão de recursos hídricos da COGERH/sede, Mário Barros, apresentou as características das piranhas presentes nos açudes cearenses, as condições naturais que favorecem os ataques da espécie, a função ecológica que as piranhas desenvolvem e os primeiros cuidados que devem ser tomados após um ataque. Mário Barros apresentou, também, alternativas para comercialização das piranhas, desde o consumo ao artesanato. Em seguida a presidente da Associação dos Pescadores de Arneiroz (ARNEPEIXE), Evaneide Araújo, relatou as experiências dos pescadores de Arneiroz e a importância de transformar os desafios encontrados com o aumento da população das piranhas, em oportunidades e geração de renda para os pescadores. A capacitação foi finalizada com o relato da experiência do pescador Francisco Borges, que apresentou umas bolinhas de piranha, de produção própria e artesanal, como uma alternativa para comercialização da piranha
Estiveram presentes 10, dos 15 membros da Comissão Gestora do Açude Arneiroz II. A COGERH de Iguatu esteve representada pelos coordenadores de gestão e operação Hewelânya Uchôa e Isaac Dias e a analista Isabel Cavalcante.