No último dia 23, a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou a Reunião Informativa sobre o Açude Benguê.

A reunião aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Aiuaba e contou com a participação de membros da Comissão Gestora do Açude Benguê e do secretário de agricultura do município de Aiuaba, Sr. Welisson Bezerra. O objetivo da reunião foi informar a situação do reservatório que, devido aos baixos aportes hídricos dos últimos 7 (sete) anos, não libera água para os múltiplos usos desde o ano de 2016. Na ocasião o gerente regional Anatarino Torres apresentou os dados técnicos do açude Benguê, que se encontra com 11,4% de sua capacidade, representando 2 milhões de m³ e esclareceu que no mês de maio foi realizada uma batimetria no manancial, que resultou em uma diferença positiva de 1 milhão de m³ do volume informado no portal hidrológico. Anatarino Torres informou que a operação 2019.2 do açude Benguê deverá atender, exclusivamente, a demanda de 10 L/s para abastecimento humano da sede de Aiuaba, onde o açude deve chegar em 01/02/2020 com 1.473.130 m³, que representa 8% de sua capacidade. Essa foi a última reunião do atual mandato da Comissão Gestora do Açude Benguê, que passará por um processo de renovação de seus membros em janeiro de 2020.

A reunião contou com a participação de 9 pessoas e a COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante e a assistente administrativo Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *