No último dia 24, a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Gestora do Açude Faé.

A reunião aconteceu na Câmara Municipal de Quixelô e contou com a participação de 8, dos 10 membros da Comissão Gestora do Açude Faé. O objetivo da reunião foi informar a situação do reservatório que foi construído no ano de 2005, no município de Quixelô, e possui capacidade de acumulação de 19,2 milhões de m³. Na ocasião o analista em gestão de recursos hídricos, Cássio Ferreira, apresentou os dados técnicos do Açude Faé, que se encontra seco. Cássio Ferreira informou que nos anos de 2008 a 2011 o açude Faé atingiu o volume máximo, mas a partir de 2016 não obteve mais recarga satisfatória e esvaziou. Diante da situação o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e da SOHIDRA, com objetivo de atender a demanda de abastecimento humano de Quixelô, no período de 2016 a 2019 realizou estudos e perfuração de um total de 57 poços, onde 43 deram vazão, 14 estavam secos e 19 foram instalados. Dos 19 poços instalados, 03 estão na comunidade Botão tendo como objetivo a segurança hídrica da sede de Quixelô e os demais objetivam o atendimento de comunidades rurais, além da instalação de chafarizes nas comunidades Canafístula e Mata Fresca.

A reunião contou com a participação de 13 pessoas e a COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa e a assistente administrativo Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *