Nos dias 11 e 12 de setembro, membros do Comitê da Bacia do Alto Jaguaribe e representantes de Comissão Gestora do Faé, Muquém, Trussu, Canoas e Arneiroz II se reuniram na Fazenda Alto Canoas, em Assaré, para participarem de uma capacitação promovida pela COGERH.
Na manhã do primeiro dia, aconteceu a visita à parede do açude Canoas, onde todos fizeram o café da manhã na casa do AGIR e registraram o momento com muitas fotos e uma dinâmica feita pela coordenação de gestão da gerência do Alto.
Depois todos seguiram para a Fazendo Alto Canoas, onde foram recepcionados pelo anfitrião, Sr. Palácio, para hospedagem seguida do almoço.
À tarde, a partir das 14h, foi o momento de estudo com uma palestra sobre legislação ambiental e de recursos hídricos, seguida de outra palestra sobre comitês de bacias e sua atuação, ambas proferidas pelo coordenador do núcleo de gestão do Crato, Alberto Medeiros, que garantiu a atenção e a interação do grupo durante toda a palestra, do início ao fim, sem ninguém se dispersar, batendo um recorde, pois a palestra interativa foi até o final do dia, no anoitecer.
Durante e após o jantar, todos ficaram curtindo música ao vivo com Aroeira Som, tocando de tudo até a meia noite.
No dia seguinte, após o café da manhã, aconteceu o passeio de barco pelo açude até a parede do sangradouro por dentro e pôde-se perceber o quanto açude já tinha baixado suas águas nesses anos consecutivos de seca.
Após esse momento todos ficaram livres até a hora do almoço, pois não foi possível fazer a caminhada pela trilha ecológica da caatinga como havia sido previsto na programação.
“O primeiro dia de capacitação foi muito proveitoso pela brilhante palestra e pela interação que houve durante mais de três horas de estudo e troca de conhecimentos. Contudo, o segundo dia deixou um pouco a desejar em suas atividades programadas. Lamentamos por quaisquer constrangimentos e fica a experiência para a próxima; mas no geral, foi muito proveitoso”, ressaltou o presidente do Comitê do Alto, Alcides Duarte.